19 de abril de 2024

Ton: O jogo que quer colocar Gladson apoiando uma nova candidatura à Prefeitura de Rio Branco

Quem é leitor assíduo deste espaço viu que, na segunda-feira (19), falei sobre uma possível nova candidatura à Prefeitura de Rio Branco; candidatura esta que teria potencial para abocanhar o apoio até do governador Gladson Cameli. Entregue o milagre, chegou a hora de falar do santo.

Um encontro colocou Alysson Bestene, ex-secretário de Saúde e atual secretário de Governo, no epicentro de uma nova candidatura. A reunião, realizada no fim de semana em um condomínio de luxo da capital acreana, reuniu grandes cardeais da política acreana, alguns deles com mandato.

Quem estava na reunião, garante: deputados estaduais, federais e até um senador são inclinados ao novo projeto, que se desenha pensando em abarcar o maior número possível de forças políticas. E não sou eu quem está dizendo isso.

O objetivo de toda essa convergência? Levar ao governador Gladson um projeto redondo para receber a sua benção. Alysson, por si só, já tem alto prestígio junto ao governador. Se estivesse à frente desse projeto se apresentando como a solução para os problemas do Palácio, seria definitivamente a junção da fome com a vontade de comer.

NÃO GOSTA

A verdade é que o governador Gladson não gosta de ser colocado à parede. E poderia se sentir dessa forma nesse jogo tendo um inflamado partido colocando o atual prefeito Tião Bocalom e a deputada federal Socorro Neri em um ringue.

MAIS ENGRAÇADO

O mais engraçado é que o prefeito não está preocupado com esse jogo, tem falado que quer trabalhar. E Socorro da mesma forma; aliás, já deixou claro que não precisa de ninguém falando por ela. E o que ela tem falado é: quer trabalhar pelo estado na Câmara Federal.

SEPA

Essa situação me fez lembrar de um recente episódio: no fim do ano, o governador estava entre a cruz e a espada para a escolha do gestor da Sepa. De um lado, o ótimo Edivan Azevedo; do outro, um Raimundo Sabonete. Edivan tinha em seu favor o trabalho que desempenhou, e a habilidade em aglutinar o agro; e Sabonete tinha um alto exército de cabeças brancas que tagarelar ser ele a solução dos problemas do agro. Entre um e outro, com quem Gladson ficou? Com nenhum dos dois.

TCHÊ

Com questões a serem pacificadas na Mesa Diretora da Aleac, que poderia ter uma segunda chapa, a necessidade de arranjar um abrigo justo ao partido que mais fez deputados estaduais nas últimas eleições e uma solução rápida para fazer rir a família Cavalcante – lá das bandas de Feijó – a solução encontrada por Gladson foi conclamar o deputado estadual José Luis Tchê o secretário da pasta.

MAIS FÁCIL

Para Bocalom ter o apoio de Gladson, não é difícil. Estão próximos e só precisam resolver a questão interna do partido. E essa questão interna não será resolvida pelos promotores das rivalidades, e sim pelos conciliadores, pacificadores e promotores da paz.

ASSUNTO DO MOMENTO

Os procedimentos que podem culminar no afastamento do prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes foram o assunto do momento nas rodas de política e ganharam destaque nos sites. E muita gente perguntando de que cartola eu tirei essa, já que revelei no domingo (19) mesmo algumas informações sobre a pauta e mesmo assim não vazou quem era o dito cujo. A verdade mesmo é que, se não fosse o apoio de todos os amigos que acreditam nesse trabalho, nada disso seria possível.

NÃO É DOS MELHORES

O fato, que por si só não representa de imediato um afastamento, trouxe à mídia, e aos debates mais amplos, o que a população da região já conhecia: o relacionamento entre o prefeito e a Câmara de Vereadores não é dos melhores.

“TALVEZ UM DIA”

É a resposta da influenciadora acreana Gleici Damasceno sobre ingressar na política. Em entrevista ao Tribuna Online, quando perguntada sobre qual seria seu principal decreto caso fosse presidente por um dia, sua resposta foi: “Algum decreto que ajudasse a combater a fome”.

ALISSON SILVA

É o nome do novo comandante do Deracre lá pelas bandas de Sena Madureira. É ligado ao deputado estadual Tanízio Sá, o emedebista que é Gladson ‘até o tutano’, como ele mesmo diz.

NÃO É ASSIM

É bom se ter notícias de deputados que coexistem em determinadas regiões do estado e são abrigados de igual forma, isso é normal para o ecossistema da política. Infelizmente, nem sempre é assim.

BATE-REBATE

– O prazo para apurar a denúncia do afastamento do prefeito Sérgio Lopes é de 90 dias.

– Regina Ferrari é a governadora em exercício do Acre (…)

– (…) O vice-presidente, desembargador Luís Camolez, responde pela presidência do Tribunal.

– O senador Márcio Bittar virou o maior cabo eleitoral de Alan Rick para 2026.

– O Blog do Noblat completa 19 anos. É um dos espaços mais tradicionais para quem gosta de ler política.

– Várias personalidades acreanas marcaram presença na premiére de Noites Alienígenas, no Via Verde Shopping (…)

– (…) O evento contou com várias presenças especiais, destacando Gleici Damasceno.

– Um deputado que está na comitiva de Lula com destino à China já chamou o presidente de ‘líder de quadrilha’ (…)

– (…) São os sapos que um presidente precisa engolir para estar bem com o Congresso.

– O novo alvo dos bolsonaristas: a presidência da Associação dos Procuradores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost