Ícone do site ContilNet Notícias

URGENTE: Decreto de Situação de Emergência é assinado em Rio Branco

Por Rebeca Martins, ContilNet

Coronel Falcão disse que a situação é desastrosa. Foto: ContiNet

Nesta quinta-feira (23), choveu cerca de 180mm em Rio Branco, fazendo com que o Rio Acre e igarapés inundassem a cidade e deixassem diversas pessoas em condições insalubres. O alagamento também ocasionou a falta de trafegabilidade a algumas das principais vias de acesso aos bairros.

Neste contexto, no final da manhã desta sexta-feira (24), o Decreto de Situação de Emergência é assinado pela prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, em razão do alagamento que já atingiu mais de 30 bairros da capital acreana.

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, reafirmou o compromisso com as famílias afetadas e destacou que o decreto foi assinado em virtude da seriedade do momento.

O Coronel Cláudio Falcão da Defesa Civil evidenciou que o decreto de emergência é de extrema importância para viabilizar e acelerar as ações de socorro que as famílias precisam.

Segundo ele são dois decretos, um é por conta das enxurradas e outro pela alagação. “Temos algo em torno de 7 mil famílias atingidas. O Rio Acre alcançou 16m, é um desastre. Tudo isso ocorreu em apenas 35 horas”, explicou o coronel.

Ainda de acordo com ele, em torno de 27 mil pessoas foram afetadas. “O momento é grave, não estou dizendo isso para alarmar ninguém, mas temos que ser realistas”, salientou Falcão.

Em uma parceria, ele relatou que o parque de exposição já começa a ser preparado para receber a população, servindo como um abrigo. “Nós vamos ativar o parque com abrigos provisórios”, finalizou o coronel.

A prefeita em exercício, Marfisa Galvão diz que, “até o momento temos 8 abrigou que já estão lotados, isso está funcionando dentro das escolas. O governo também tem alguns e agora também no 2° distrito. Desde ontem já temos uma equipe se preparando para ativar o parque de exposições como abrigo a essas famílias”, explica Martfisa.

Para a prefeita, o Decreto de Situação de Emergência é importante para dar o suporte que a população precisa, a fim de facilitar e diminuir a burocracia nos procedimentos que precisam tomar.

Ela também ressalta a parceria com o Governo do Estado e a força do Governo Federal agora com esse decreto, e também deixa um aviso a população de Rio Branco. “Não espere a água entrar em casa, busquem ajuda e entrem em contato com o corpo de bombeiros”, finalizou a prefeita.

Sair da versão mobile