Ícone do site ContilNet Notícias

20 de abril: escolas promovem ações pela paz

Por ITATIAIA

REPRODUÇÃO

Em resposta à malfadada “Lista do Massacre” do dia 20 de abril, um grupo de 100 mães do Colégio Santa Dorotéia, em Belo Horizonte, se uniu e fez uma “super vaquinha” para comprar rosas brancas e vermelhas. Foram arrecadados R$ 2.600 que renderam 1.000 rosas. Elas foram entregues na manhã desta quinta-feira (20) pelos próprios alunos a professores, funcionários e colegas.

A arquiteta Aline Furtado, mãe de dois estudantes do colégio, que teve ideia da iniciativa, disse que ficou muito feliz em ver a alegria das crianças e adolescentes em dar e receber e, principalmente, por sua filha, de 12 anos, “ter virado a chave” e trocado o medo pela alegria de ir à escola.

Ela contou que, na semana passada, recebeu uma mensagem de Whatsapp sugerindo que as pessoas levassem um bombom no dia 20 para entregar a quem quisessem. “Achei boa a ideia e, na hora pensei, porque não nos organizarmos para fazer algo grandioso em vez de apenas compartilhar?”

Aline publicou seu desejo num grupo de mães e recebeu mais apoio do que imaginava. Como já foi dona de uma floricultura, conseguiu um preço diferenciado pela unidade da rosa.

“Quando vi o que tínhamos conseguido, me senti muito realizada. Fiquei impressionada ao perceber como as coisas dão certo e podem ser contagiantes quando estamos dispostos a fazer o bem. Fui invadida por um enorme sentimento de paz e alegria”, disse Aline.

Para a diretora Zuleica Reis Ávila, o ato foi de imensa importância. “O dia de hoje, para nós, é representativo. Estamos felizes que as famílias tenham participado voluntariamente nesse ato simbólico carregado de muito respeito”, acrescentou.

Em Contagem, na região metropolitana de BH, 147 escolas marcaram um “abraço pela paz” na manhã de hoje. Os estudantes devem circular as escolas e participar de debates sobre bullying, machismo, racismo e LGBTfobia.

Sair da versão mobile