Um adolescente de 14 anos foi apreendido por ato análogo ao terrorismo na noite dessa terça-feira (11/4) em Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil encontrou símbolos nazistas na casa onde o jovem mora com os pais, que foram presos em flagrante por apologia ao nazismo.
Os agentes entraram com um mandado de busca e apreensão na casa do adolescente, após o monitoramento de trocas de mensagens nos perfis dele nas redes sociais.
No imóvel, os policiais encontraram bandeiras, quadros com imagens dos ditadores Adolf Hitler, da Alemanha, e Benito Mussolini, da Itália, além de facas, canivetes e uma arma de fogo falsa.
Segundo o delegado Marco Antônio de Souza, “não tinha como [os pais] não estarem sabendo do que acontecia naquela casa, dado o farto material que foi apreendido”, explicou, em entrevista ao G1.
Uma bandeira apreendida teria sido um presente do pai ao filho, conforme o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil.
“Entrevistando o pessoal na casa e com as informações que a gente já tinha acerca da investigação, a gente conseguiu descobrir que a bandeira que faz apologia ao nazismo, inclusive, teria sido dada pelo pai ao adolescente”, prosseguiu o delegado.
A apologia do nazismo usando símbolos da doutrina, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto pela Lei 7.716/1989, com pena de reclusão.