Após as recentes enchentes do Rio Acre e igarapés, as escolas públicas do município de Rio Branco e da rede estadual retomaram as atividades no dia 17 de abril. Com o retorno das aulas, a preocupação dos servidores, pais e alunos agora é outra, a segurança.
Recentemente, casos de ataques foram registrados em escolas por todo o país, tal fato gerou uma onda de ameaças em redes sociais no Acre. A Polícia Civil do Acre identificou oito contas e identificou 14 pessoas por trás das ameaças.
No entanto, a sensação de segurança ainda parece distante para a comunidade escolar. É o que relata a mãe de um aluno de uma escola estadual em Rio Branco. “As nossas escolas são muito vulneráveis, o pessoal do corredor é de idade avançada, a meu ver não seria essa a função para quem já está em fim de carreira, do portão até o pátio são senhoras que dá dó a gente ver naquele calor diário, sem mobilidade”, conta.
Com o início das aulas, o Governo intensificou ações de segurança, visando coibir casos de violência na rede estadual e privada de ensino. Entre as medidas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) estão as constantes rondas nas instituições de ensino.
Aprenda a identificar os sinais de alerta que possam indicar risco de ataques em locais públicos:
- COMPORTAMENTO DE AMEAÇA: Pessoa que fala direta ou indiretamente da intenção de matar/cometer crime contra alguém ou interesse em danificar estruturas.
- VIGILÂNCIA PROLONGADA: Uma pessoa que se torna exageradamente interessada em monitorar, filmar ou fotografar algo ou alguém. Ou então em entender sistemas de segurança e testá-los.
- BUSCA EXAGERADA POR CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Pessoa que passa a consumir repentinamente muitos livros, artigos ou vídeos de armas, táticas militares, segurança de instalações, bombas etc.
- ROUBO/DESVIO DE ITENS ESPECÍFICOS: Alguém roubar ou desviar itens como crachás, uniformes ou equipamentos específicos de uma instituição.
- QUESTIONAMENTOS EXCESSIVOS: Pessoa sem este hábito que passa a perguntar sobre tudo e todos daquele ambiente, muito além da curiosidade.
- VIOLAÇÃO/INTRUSÃO: Pessoa não autorizada tenta invadir área restrita ou tenta se passar por pessoa autorizada.
- COMPORTAMENTO HACKER: Alguém que passa a invadir ou a comprometer sistemas virtuais de segurança.
- ARMAZENAMENTO INCOMUM: Alguém que armazene armas, facas, explosivos ou qualquer material destrutivo. Também pode haver acúmulo de celulares e radiocomunicadores.
- COMPORTAMENTO DE ÓDIO: Pessoas que manifestem irritação contínua, falta de paciência extrema, muita raiva e que se associem a grupos de extrema direita, terrorismo e afins.
- CRUELDADE COM ANIMAIS: Pessoa que se interessa em matar ou maltratar animais e que gosta da fama associada aos feitos.
- FASCÍNIO INAPROPRIADO: Pessoa com paixão por ataques ou tiroteios de maneira inapropriada. Idolatra outros agressores.
- MUDANÇAS AGRESSIVAS E REPENTINAS NO VISUAL: Alguém que faça mudanças drásticas e complexas associadas: raspar cabelos, fazer tatuagens sinistras, roupas militares sem contexto.
- VANDALISMO: Pessoa que danifica ou destrói instalações ou infraestrutura.
- AFASTAMENTO/ISOLAMENTO: Aquele que apresenta afastamento repentino, isolamento dos amigos, familiares ou atividades. Abandono de tratamentos e também comportamento de solidão crônica.
- COMPORTAMENTO EXIBIOCIONISTA: Vangloriar-se de alguma maldade. Exibicionismo pela facilidade de acesso às armas ou grupos violentos. (os pais sempre acham que os filhos não sabem onde estão as armas ou que estão suficientemente seguras.