Ícone do site ContilNet Notícias

CBLOL supera audiência da LCS pela segunda vez na história

Por ESPORTS, GE

Palco durante a final do 1º Split do CBLOL 2023 entre LOUD e paiN Gaming — Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Enquanto a LCS, a liga norte-americana de League of Legends, passa por uma crise, o Campeonato Brasileiro (CBLOL) consolida a audiência como uma das mais estáveis do cenário competitivo internacional. Em relatório divulgado pelo Esports Charts, o 1º Split do CBLOL teve números de audiência em transmissões maiores do que os do 1º Split da LCS. Isso aconteceu pela segunda vez na história das duas competições.

As métricas usadas pela Esports Charts para a definição da audiência são o pico de espectadores simultâneos, total de horas assistidas e média de espectadores nas plataformas online em que os campeonatos são transmitidos. Em todos os quesitos, o 1º Split do CBLOL 2023 superou o 1º Split da LCS 2023.

A LCS é uma das mais antigas e importantes ligas de LoL do mundo, mas tem sofrido com decréscimo de audiência nas últimas edições. Além disso, equipes vêm vendendo suas vagas no campeonato por conta de dificuldades econômicas e/ou desinteresse no torneio.

Os jogos com os maiores picos de espectadores de ambas as ligas foram as finais. No Brasil, a vitória da LOUD por 3 a 0 contra a paiN reuniu 276.078 pessoas simultaneamente, enquanto a final da LCS, vencida pela Cloud9 contra a Golden Guardians, teve pico de 271.376 espectadores.

Já nas horas assistidas, o Brasil também leva vantagem sobre a liga norte-americana. Ao final do torneio, o CBLOL teve 15.706.273 horas assistidas totais, enquanto a LCS alcançou a marca de 14.808.211 horas assistidas. O número médio de espectadores ativos do CBLOL foi de 111.855, contra 109.759 da LCS.

Veja a tabela com os índices:

Índices de audiência CBLOL x LCS

Liga Pico de espectadores Horas assistidas Audiência média
CBLOL 276.078 15.706.273 111.855
LCS 271.376 14.808.211 109.759

Foi a segunda vez que o CBLOL conseguiu superar os números da liga norte-americana em uma métrica de audiência. No 1º Split de 2021, vencido pela paiN Gaming, o torneio brasileiro teve pico de espectadores maior, mas total de horas assistidas e média de público menores. Dessa vez o CBLOL se consolida à frente em todos os aspectos.

Além de protagonizarem o confronto com o maior índice de audiência do 1º Split do CBLOL 2023, LOUD e paiN Gaming estiveram presentes em todos os jogos mais populares do torneio.

Com a vitória na final, a LOUD se classificou para o Mid-Season Invitational (MSI), campeonato internacional de meio de temporada do LoL, que, neste ano, será realizado em Londres, na Inglaterra, de 2 a 21 de maio.

Sair da versão mobile