O cineasta Sérgio de Carvalho, diretor do filme Noite Alienígenas, anunciou, no último domingo (23), em uma de suas redes sociais, que testou positivo para Covid-19. Segundo ele, o médico que o atendeu teria receitado Cloroquina no seu tratamento, mesmo sem comprovação científica alguma da eficácia do medicamento no tratamento da doença.
Na publicação, Sérgio de Carvalho afirma, ainda, que o profissional teria feito um discurso antivacina antes de receitar o medicamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), após estudos feitos em 2021, concluiu que a hidroxicloroquina não funciona no tratamento contra a Covid-19 e alertou ainda que seu uso pode causar efeitos adversos. O medicamento passou por uma análise de um grupo de especialistas e pacientes e recebeu forte recomendação contra o uso no combate ao coronavírus.
O diretor de Noites Alienígenas conta que após a consulta, recorreu ao médico infectologista acreano, Eduardo Farias.
Positivei para Covid.
Fiz uma consulta com o médico que acompanha minha asma. Depois de um discurso anti vaxx, ele me receitou Cloroquina.Corri abismado para meu médico comunista. Que bom ter profissionais como dr Eduardo Farias, amigo da ciência e da boa política.
— Sérgio de Carvalho (@crellier1) April 23, 2023