Igreja católica celebra hoje o Domingo de Ramos; conheça mais sobre a data e a programação

Hoje (02) é celebrado o Domingo de Ramos, um dos momentos mais importantes da liturgia cristã, que dá início à Semana Santa e culmina com a celebração da Páscoa, no domingo seguinte (09).

Na Diocese de Rio Branco, a celebração é realizada durante todo o dia de hoje, na catedral Nossa Senhora de Nazaré, com a benção e procissão dos ramos, além da Santa Missa, nos horários das 06h, 08h, 17h e 19h.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho, símbolo da humildade, onde é aclamado pelo povo como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Significado dos ramos

Os ramos de oliveira eram comuns daquela região de Jesus. Segundo relata o evangelista Lucas, “enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho” (Lucas 19, 36). Hoje, os ramos de palmeiras são abençoados e, dessa forma, podem nos servir de remédio, proteção, mas, sobretudo, como memória do compromisso de seguidor de Cristo.

É tradição da igreja usar os ramos abençoados neste dia para que, depois de secos, sejam queimados e usados na quarta-feira de cinzas.

Liturgia

A liturgia neste dia narra a Paixão de Cristo, que será recordada novamente nas celebrações do Tríduo Pascal. O evangelho é lido por mais de uma pessoa, contendo narrador central e outros secundários que reproduzem as vozes dos personagens.

Semana Santa

Na Diocese de Rio Branco, a programação da Semana Santa será realizada na catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas paróquias.

Veja a programação completa da catedral:

Domingo de Ramos – horários: 06h, 08h, 17h, 19h

Benção e procissão dos ramos, seguido de missas.

Quarta-feira Santa (05) – Missa Crismal; horário: 19h

Benção do óleo do Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos.

Quinta-feira Santa (06) – Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés; horário: 19h

Após a celebração será realizada a Adoração ao Santíssimo.

Sexta-feira Santa (07) – Celebração da Paixão e Morte de Cristo; horário: 15h

17h – Procissão de Cristo Morto; após a procissão acontece a encenação da Morte de Cristo, no Palácio Rio Branco.

Sábado Santo (08) – Vigília Pascal; horário: 19h

Domingo de Páscoa (09) – Alvorecer da Ressurreição; horário: 04h

A Santa Missa será realizada nos horários normais: 06h, 08h, 17h e 19h.

 

 

 

PUBLICIDADE