Nesta quinta-feira (20), a pauta do programa Conversa com Bial da RedeGlobo, foi uma homenagem ao ambientalista acreano reconhecido internacionalmente, Chico Mendes. O xapuriense foi líder ativista e tem longa história de luta pela floresta amazônica.
A homenagem foi referente aos 35 anos de morte do seringueiro, líder político e ativista ambiental brutalmente assassinado em 1988. Foi debatido também os desafios enfrentados na preservação da Amazônia.
Uma das convidadas foi a filha de Chico Mendes, Ângela, que enriqueceu o discurso, mostrando perspectivas acerca desse assunto tão relevante, ela é gestora ambiental e presidente do Comitê Chico Mendes.
“Um líder destinado a superar a própria morte, sabia que iria ser assassinado e sabia que aquele tiro iria ecoar bem além da selva brasileira, foi em dezembro de 88 no Acre. O legado de luta pela preservação da floresta amazônica permanece, não pode ser esquecido ou subestimado, deve ser conhecido pelas novas gerações”, destacou o apresentador Bial.
Veja vídeo: