As águas do rio Acre que deixaram mais de 32 mil pessoas afetadas pelas chuvas, devem ficar abaixo da cota de transbordamento até domingo (9). A previsão é do meteorologista Davi Friale.
No boletim, Friale afirmou que os cálculos mostram que, até domingo, dia 9, o nível do manancial fique abaixo da cota de transbordamento, que é de 14 metros, e, até segunda-feira (10) abaixo da cota de alerta, que é 13,50m
“No entanto, as chuvas intensas dos próximos dias deverão aumentar, novamente, seu nível, principalmente no seu alto curso, mas sem motivos para preocupações alarmantes”, afirmou o meteorologista, que descartou uma friagem neste final de semana.
Segundo o meteorologista, existe alta probabilidade de ocorrência de temporais com transtornos, com chuvas fortes, raios e ventanias, em qualquer ponto do Acre, principalmente, nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil, Jordão e em todo o vale do Juruá.
“Assim, podem ocorrer transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra. No sábado, as chuvas diminuem, mas o dia fica muito ventilado, com ventos da direção sudeste, cujas rajadas, em alguns pontos, podem passar de 50km/h.No domingo, o tempo melhora e a temperatura aumenta, mas pode chover rápido em alguns pontos de qualquer município acreano”, encerrou.