Ícone do site ContilNet Notícias

Nível do rio Iaco baixa 71 centímetros e sai da cota de transbordamento

Por Redação ContilNet

População de Sena aliviada com baixa no Rio Iaco/Foto: ContilNet - É proibido a reprodução desta imagem sem o consentimento do ContilNet

As famílias que moram em regiões alagadiças de Sena Madureira passaram a respirar mais aliviadas neste final de semana em razão dos sinais de vazante que estão sendo registrados nas águas do rio Iaco. Para se ter uma ideia, nas últimas 24 horas o volume das águas baixou 71 centímetros e o rio já saiu da cota de transbordamento (15,20 metros).

De acordo com dados da Defesa Civil, às 6 horas da manhã de sábado (1º), o nível estava em 15,35 metros. Já neste domingo (2), amanheceu em 14,64 metros. “Graças a Deus, tivemos uma vazante significativa. Do jeito que o rio estava, acima da cota de transbordamento, qualquer centímetro que enchesse representava um perigo para os moradores, mas houve essa diminuição e esperamos que continue vazando ainda mais”, comentou Carlos Dávila, representante da Defesa Civil.

O atual patamar (14,64 metros) ainda está acima da cota de alerta, que é de 14 metros.

As famílias que foram retiradas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil ainda estão abrigadas no ginásio Hermilton Gadelha Pessoa.

Segundo cálculos da Defesa Civil, 25 famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas da enchente.

Praia do Amarílio, Bom Sucesso, São Felipe, Cafezal e Centro são os bairros mais afetados.

Sair da versão mobile