ContilNet Notícias

URGENTE: STF concede liberdade a bolsonaristas acampados em quartéis no Acre

Por Matheus Mello, ContilNet

Foto: ContilNet

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória aos bolsonaristas acreanos que estavam acampados em frente ao 4º BIS, em Rio Branco. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (27) e divulgada pelo jornal A Gazeta do Povo.

Com a decisão, os manifestantes que estavam presos desde o dia 09 de janeiro, vão cumprir medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair das suas cidades.

Alexandre de Moraes alegou na nova decisão “que as diligências iniciais realizadas não encontraram indícios de conexão probatória com as investigações realizadas no caso, de forma que não se justifica a permanência da investigação relativa a essas pessoas nos autos que tramitam no Supremo”.

Os presos terão que se apresentar semanalmente à Justiça, entregar passaportes, não poderão usar redes sociais e caso tenha porte de arma, será suspenso.

Ainda na decisão, Alexandre entendeu que as acusações contra os acusados não tem relação com o processo que está no Supremo e apura os atos extremistas em Brasília. O ministro alegou que os bolsonaristas devem ser processados pela Justiça Federal localizada no Acre.

Em março, o ministro havia mantido a prisão de cinco bolsonaristas no Acre, acusados de participar das manifestações antidemocráticas, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O único preso que tinha recebido liberdade concedida foi Leonardo Pessoa de Lima, de 27 anos. 

Agora, outros sete acreanos envolvidos nos atos serão soltos, são eles: Amilcar Melo de Araújo, conhecido como sósia do Bolsonaro, Alan Fonseca de Oliveira, Eder Jhoncon Rodrigues Silva Taveira, Edson Fernandes Souza da Silva, Ivanete Vittali, Michele Lacerda Faria e Silas Januário Lima.

Veja trecho da decisão:

Sair da versão mobile