Uma jiboia de aproximadamente 2 metros foi filmada “lanchando” um anu-branco — ave típica do Pantanal — em uma pousada em Aquidauana (MS), na última semana. Segundo relato dos guias, um grupo de anus-brancos estava pousando perto de uma árvore quando um deles sofreu o bote da cobra.
A jiboia estava pendurada em um dos galhos da árvore e engoliu a ave, de ponta cabeça, em questão de minutos. De acordo com os guias, o animal terminou de se alimentar em cerca de 20 minutos.
“Nunca sabemos o que será visto durante os passeios, pois a natureza é imprevisível”, escreveu a pousada.
Confira o “lanche” da cobra:
CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
No vídeo, é possível ver a serpente contraindo o corpo para se alimentar do anu-branco. Cobras são capazes de abrir a boca até 180° para engolir presas maiores que elas. Além disso, usam sua musculatura para puxar os animais. Elas conseguem comer bezerros, vacas, pássaros e peixes, entre outros animais.
A jiboia é uma espécie de serpente grande e não peçonhenta, que pode atingir até 4 metros de comprimento. Ela é conhecida pela estratégia de esperar em locais frequentemente visitados por suas presas. Como no caso filmado na pousada.
A cena aconteceu durante um passeio fotográfico. Mas os turistas e guias não perceberam a jiboia até o animal dar o bote em um dos anus-brancos que sobrevoavam o local. A dupla de guias da Pousada Aguapé, Rosalino e Edison, gravou o momento em que a cobra comeu a ave.