Ícone do site ContilNet Notícias

Xuxa repudia vídeo de Dalai Lama com criança e pede prisão do budista

Por METRÓPOLES

@xuxameneghel/Instagram/Reprodução

A apresentadora Xuxa Meneghel usou seu Instagram para condenar a atitude do líder espiritual do Tibete, Dalai Lama. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o budista beija um menino na boca e, em seguida, solicita que o garoto chupe sua língua.

Por meio de seu Instagram, Xuxa relembrou o abuso sexual que sofreu e lembrou que “lugar de abusador é na cadeia, não importa quem seja”. A apresentadora ainda apontou: “Pra mim, é um monstro.”

“Essa cena é umas das piores que eu como mãe, e criança que foi abusada pode ver: a de um abusador. Ele brinca com a criança de pique esconde e aproveita e passa a mão no corpo de sua ‘presa’, as vezes de médico, de vampiro… e muitas vezes usa da fé, do poder que um líder religioso pode ter…”, iniciou a mãe de Sasha.

“Vi o vídeo todo e vi o desconforto dessa criança ao ser não abraçada e sim quase enforcada… quantas vezes essa situação ou piores aconteceram pra ele achar normal a ponto de fazer na frente dos outros, quantas vezes esses velhos babões se veem no direito de ‘pintar um clima’ e nada acontecer com eles???”, completou a apresentadora.

“AS CRIANÇAS NÃO PODEM SE DEFENDER, TEMOS OBRIGAÇÃO DE GRITAR E FALAR POR ELAS. (Prisão pra qualquer tipo de exploração sexual contra crianças e adolescentes… lugar de abusador é na cadeia, não importa quem seja… pra mim é um monstro)”, finalizou.

Polêmica de Dalai Lama

O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, divulgou um pedido oficial de desculpas após internautas expressarem revolta com um vídeo em que o budista beija um menino na boca e, em seguida, solicita que o garoto chupe sua língua.

O gabinete do religioso de 87 anos informou que ele pretende se desculpar com a criança e a família “pela dor que suas palavras possam ter causado”.

“Sua Santidade costuma brincar com pessoas que conhece, de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta esse incidente”, diz o comunicado publicado na conta oficial dele nas redes sociais.

Entenda

O caso ocorreu no fim de fevereiro, durante interação entre o líder budista e estudantes, em um templo situado em Dharamshala, na Índia. No vídeo, um dos jovens se aproxima do microfone no evento e pergunta se pode abraçar Dalai Lama.

Assista:

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

O religioso convida a criança a subir na plataforma, onde ele estava sentado. Apontando para a bochecha, ele pede um beijo no local, após a criança beijá-lo e lhe dar um abraço.

Em seguida, Lama segura o menino, dizendo “acho que aqui também”, e dá um beijo na boca dele. “E chupe minha língua”, emendou. O menino rapidamente mostrou a própria língua e foi se afastar, enquanto Dalai Lama ria e puxava o menino para outro abraço, ao som de risos da plateia.

Dalai Lama, Tenzin Gyatso, é a figura mais sagrada do budismo tibetano e vive exilado na Índia desde 1959, quando o Tibete foi anexado pela China.

Sair da versão mobile