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Apple trava batalha judicial bilionária sobre bateria do iPhone; entenda

Por TECHTUDO

loja-maca-apple2 Fabrício Vitorino/TechTudo

Apple solicitou o bloqueio de um processo que pede indenização de aproximadamente £ 1,6 bilhão, equivalente a cerca de R$ 10 bilhões na conversão direta, pelo suposto uso de baterias com defeito no iPhone.

A ação, movida pelo defensor dos consumidores Justin Gutmann, corre na justiça do Reino Unido desde junho de 2022 e precisa de uma autorização para seguir para a fase de julgamento.

Segundo consta na acusação, a empresa de tecnologia teria tentado contornar um defeito no componente de energia por meio de uma atualização de software distribuída para usuários de modelos afetados.

Em resposta, a gigante de Cupertino nega veementemente a denúncia e esclarece que a acusação se justificaria apenas em alguns modelos do iPhone 6S, que tiveram problemas com a bateria, mas também já foram respaldados. Com exceção dos aparelhos em questão, a defesa alega que os argumentos usados no processo são totalmente “infundados”.

Alguns aparelhos da linha iPhone 6S tiveram que trocar a bateria — Foto: Thiago Lopes/TechTudo

Alguns aparelhos da linha iPhone 6S tiveram que trocar a bateria — Foto: Thiago Lopes/TechTudo

A imputação do defensor Gutmann, por sua vez, sugere que a Apple não apenas detectou o defeito na bateria de alguns iPhones, como também enviou uma atualização de software para tentar corrigir a falha encontrada.

O update mencionado no processo diz respeito a um possível recurso introduzido nos telefones em 2017 que buscou reduzir o desempenho dos dispositivos a fim de privilegiar a vida útil da bateria.

A estratégia já rendeu outros processos a empresa, que foi acusada de controlar a velocidade dos aparelhos em 2020. Na época, uma ação movida nos Estados Unidos gerou um prejuízo de US$ 500 milhões (R$ 2,5 bilhões) à Apple, que pagou a multa decorrente de um acordo para evitar despesas ainda maiores.

A indenização beneficiou usuários de iPhone 6iPhone 7 e iPhone SE. Desde então, a fabricante se comprometeu a ser mais clara sobre as informações relacionadas à saúde da bateria.

Tanto o suporte aos iPhones 6S com defeito — que tiveram as baterias trocadas a um preço reduzido — quanto as polêmicas envolvendo processos judiciais foram usados na acusação contra a empresa presidida por Tim Cook. Em contrapartida, a Apple segue na defensiva, rejeitando qualquer relação com baterias defeituosas.

Segundo a Reuters, o advogado da Apple ainda reforçou, por meio de documentos judiciais, que “nem todas as baterias podem fornecer o pico de energia exigido em todas as circunstâncias e em todos os momentos”, uma condição natural em dispositivos que usam essa forma de alimentação.

Com informações da Reuters91 Mobiles e WCCFTech

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