Bocalom anuncia resultado do processo seletivo da Saúde; 368 profissionais serão contratados

Foram 5 mil inscritos no processo seletivo da Saúde de Rio Branco

Com a enchente histórica do Rio Acre e as enxurradas causadas pelas fortes chuvas nos últimos meses em Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom havia anunciado o processo simplificado para contratação de profissionais da saúde para suprir a necessidade das unidades básicas da capital. A abertura do processo só foi possível por conta do decreto de emergência causada pelo desastre.

Prefeito Tião Bocalom. Foto: ContilNet

Nesta sexta-feira (05), o prefeito anunciou o resultado final do processo seletivo. Foram mais de 5 mil inscritos. No início do processo, a prefeitura esperava contratar 383 profissionais, déficit estipulado após estudo feito pela equipe de governo. Porém, o concurso obteve sucesso em aprovar 368 profissionais. A justificativa foi que em determinados cargos, não houve procura de candidatos.

Foto: ContilNet

O resultado nominal dos aprovados será publicado na edição do Diário Oficial da próxima segunda-feira (08). As contratações deverão ser feitas nas próximas semanas e são válidas por 6 meses, que podem ser prorrogadas pelo mesmo período. A expectativa da prefeitura é realizar o concurso público efetivo no final deste ano.

Déficit de profissionais

Além de conseguir profissionais suficientes para socorrer a demanda das vítimas e controlar as doenças em decorrência das enchentes, o prefeito Tião Bocalom declarou que os novos contratados irão suprir as demandas do déficit nas 58 unidades básicas de Rio Branco. 

“É o que a gente precisa. Foi feito um estudo muito forte pra ver qual a real necessidade. Para melhorar muito a qualidade dessas unidades de saúde que nós temos. 

Melhoria no salários dos médicos

O prefeito lembrou que anteriormente, em 2021 e 2022, a prefeitura já havia aberto dois processos seletivos para contratação específica de médicos. Na época, não houve candidatos interessados em concorrer ao processo. Bocalom justificou que a causa pela pouca procura era o salário previsto nos editais anteriores. O prefeito informou que para este edital, não só reajustou o valor nos salários dos médicos, mas também, de todos os outros cargos da Saúde. “Salário baixo o médico não quer trabalhar”.

Novas unidades serão construídas

A secretária de Saúde, Sheila Andrade, aproveitou para anunciar que mais 10 novas unidades básicas serão construídas em Rio Branco entre este ano e o próximo. O prefeito informou que com a construção, será necessário a contratação de mais profissionais. 

Concurso efetivo

Com as novas unidades, é evidente a necessidade da abertura de um concurso público efetivo. Como já havia sido anunciado no mês passado, Bocalom reafirmou que deverá lançar um concurso público efetivo para todas as secretarias municipais. “Desde o ano passado a gente vem dizendo. Vamos preparar toda a casa. Hoje nós temos o levantamento da quantidade de vagas que nós temos em cada secretaria. A prefeitura tem muita gente contratada por terceirizada, boa parte deles estão ocupando locais onde a gente pode fazer o concurso público”, finalizou o prefeito.

PUBLICIDADE