CBLOL 2023: veja o que mudou em cada time para o 2º Split
Por Globo Esporte
Encerrada a janela de transferências, os times participantes do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2023 definiram os elencos com os quais tentarão o título mais importante do LoL nacional e a classificação para o Worlds 2023, o Campeonato Mundial, a ser disputado na Coreia do Sul. Com a divulgação dos elencos inscritos pelos clubes, confira nesta reportagem quais foram as mudanças de jogadores para a equipe do CBLOL, o torneio principal.
Dos dez times participantes do CBLOL, sete fizeram ao menos uma mudança: FURIA, KaBuM, Liberty, Los Grandes, paiN Gaming, RED Canids Kalunga e Vivo Keyd Stars. Já Fluxo, INTZ e LOUD não promoveram alterações no elenco.
O Fluxo continua com o topo Rodrigo “Tay”, o caçador Pedro “Disamis”, o meio Bruno “hauz”, o atirador Diego “Brance” e o suporte Gabriel “Jojo”. A INTZ segue com o topo Hee-won “Zzk”, o caçador Yan “Yampi”, o meio Júlio César “NOsFerus”, o atirador Yudi “NinjaKiwi” e o suporte Jun-sung “Nia”. Já a LOUD mantém o topo Leonardo “Robo”, o caçador Jong-hoon “Croc”, o meio Thiago “tinowns”, o atirador Geom-su “Route” e o suporte Denilson “Ceos”.
O 2º Split do CBLOL 2023 começará em 10 de junho e será concluído em 9 de setembro, data da grande final, que valerá vaga no Worlds.
Confira as mudanças nos times do CBLOL:
FURIA
Posição
Saiu
Entrou
Topo
fNb (RED Canids Kalunga)
Betão
Meio
Envy (RED Canids Kalunga)
Tutsz
Atirador
Trigo (Vivo Keyd Stars)
Ayu (ex-suporte)
Suporte
RedBert (KaBuM)
zay
A FURIA promoveu a maior reestruturação dentre os dez times, despedindo-se dos veteranos e passando a apostar em jovens talentos. Do elenco que disputou o 1º Split, no qual a equipe pegou a 4ª posição, só o caçador Gabriel “Goot” continuou.
Além de contratar o topo Norberto “Betão” e o meio Arthur “Tutsz” e trazer de volta o suporte Vinicius “zay”, antes na Los Grandes, a equipe viu a troca de posição de Andrey “Ayu”, que era suporte e virou atirador. Na nova posição, Ayu chegou ao topo do servidor europeu durante bootcamp da FURIA em Malta.
KaBuM
Posição
Saiu
Entrou
Caçador
–
Flawless
Meio
Yuri
Krastyel
Suporte
–
RedBert
Depois de fazer duas mudanças em meio à fase classificatória do 1º Split em razão de desempenhos inconstantes, a KaBuM mudou em três posições para o 2º Split. Na edição anterior do CBLOL, a equipe amargou o 8º lugar e não passou para os playoffs.
Os Ninjas contrataram o caçador sul-coreano Yeon-jun “Flawless” e o suporte Ygor “RedBert”. Os antigos titulares dessas posições, Artur “scary” na selva e Guilherme “Guigs” de suporte, continuam contratados da organização e podem ser escalados tanto para o CBLOL quanto para o CBLOL Academy. No meio, Hee-min “Yuri” saiu e deu lugar a Marcos “Krastyel”.
O atirador Igor “DudsTheBoy”, substituído em meio ao 1º Split, se aposentou do cenário competitivo. O suporte Gabriel “scuro”, também trocado naquela época, está inscrito, podendo jogar CBLOL ou CBLOL Academy.
Liberty
Posição
Saiu
Entrou
Meio
–
Avenger
Suporte
–
Wos
A Liberty substituiu os novatos Elvis “Piloto” (meio) e Alexandre “Cavalo” (suporte) pelos mais experientes Adriano “Avenger” e Willyan “Wos”, respectivamente. Os dois jogadores substituídos continuam contratados da organização e irão jogar o CBLOL Academy.
O objetivo é apagar a má impressão pela péssima campanha no 1º Split, no qual a Liberty teve cinco vitórias e 13 derrotas e amargou a lanterna da tabela.
Los Grandes
Posição
Saiu
Entrou
Topo
HiRit
Boal
Caçador
–
Trick
Suporte
zay
Ranger (ex-caçador)
A Los Grandes, que pensava em um projeto a longo, fez três mudanças logo depois da 3ª posição no 1º Split da temporada. No topo, a equipe trocou o sul-coreano Tae-min “HiRit” por Felipe “Boal”, que estava na RED Canids.
O caçador Filipe “Ranger” mudou de posição e, neste 2º Split, jogará como suporte, substituindo zay, que retornou à FURIA. Para a selva, a organização trouxe o sul-coreano Gang-yun “Trick”.
paiN Gaming
Posição
Saiu
Entrou
Suporte
Damage (Vivo Keyd Stars)
ProDelta
Na paiN Gaming, muito criticada pela torcida após perder a final do 1º Split por 3 a 0 para a LOUD e emendar o terceiro vice consecutivo, só houve uma mudança: Yan “Damage” saiu e deu lugar a Fábio Luis “ProDelta”, que nem é uma contratação externa. Ele já fazia parte do elenco desde a primeira edição da temporada, promovido do CBLOL Academy. Reserva de Damage, ProDelta não chegou a jogar. Agora, terá a oportunidade de atuar na elite do LoL brasileira pela primeira vez.
RED Canids Kalunga
Posição
Saiu
Entrou
Topo
Boal (Los Grandes)
fNb
Meio
Avenger (Liberty)
Envy
Suporte
–
Frosty
Para os lugares de Boal, que transferiu-se para a Los Grandes, e de Avenger, que acertou com a Liberty, a RED Canids contratou o topo Francisco “fnb” e o meio Bruno “Envy”, que vinham jogando pela FURIA.
Além disso, a organização trouxe o suporte José “frosty”, em uma movimentação polêmica, já que o jovem jogador cometeu uma ofensa racista a fnb em 2020, quando tinha 16 anos. Ele ocupará o posto de Pedro “scamber”, titular em parte do 1º Split, que está inscrito pela Matilha, mas para jogar o CBLOL Academy.
No 1º Split da temporada, a RED Canids obteve a 5ª colocação. Só dois jogadores daquele elenco continuam: o atirador Alexandre “TitaN” e o caçador Gabriel Vinicius “Aegis”.
Vivo Keyd Stars
Posição
Saiu
Entrou
Atirador
–
Trigo
Suporte
Krastyel (KaBuM)
Damage
Com a péssima campanha que fez no 1º Split, a Vivo Keyd Stars promoveu três mudanças ainda durante a fase classificatória. Em relação àquele elenco que terminou jogando o CBLOL, há duas novidades. O atirador Matheus “Trigo”, que estava na FURIA, e o suporte Damage, que jogava pela paiN, foram contratados, reeditando uma dupla de outros três splits.
O atirador que chegou a jogar no 1º Split, Miguel “ST3PZ”, segue contratado da Keyd e jogará o CBLOL Academy.