Um Galaxy do futuro pode ser capaz de se descobrar em até quatro formatos diferentes. É o que indica uma patente descoberta pelo site GalaxyClub nesta semana, que trouxe à tona estudos da Samsung sobre o possível celular.
Em tese, o primeiro modo teria o tamanho de um Galaxy Z Fold dobrado, enquanto o último formato, o maior existente, alcançaria proporções de um tablet compacto. O projeto misturaria estruturas vistas nos aparelhos Z Flip e Z Fold, mas também aplicaria um mecanismo de tela rolável para complementar as outras modalidades.
Ainda que o formato seja uma das características mais inusitadas do projeto, o destaque iria para o reconhecimento automático do lugar em que o usuário se encontra para propor o modo ideal de uso. Ao andar pela rua, por exemplo, o tamanho sugerido seria o menor deles; enquanto em casa, ao assistir a um vídeo, a indicação poderia ser a tela maior.
Os formatos mencionados na patente se dividem entre “Processor”, “Phone Mode”, “Phablet Mode” e “Tablet Mode”. Para se ter uma ideia, é possível comparar os dois primeiros modos ao tamanho de um Galaxy Z Fold dobrado e ao de um Galaxy S23, respectivamente. Além das disposições mais comuns, o terceiro traria algo semelhante ao que foi oferecido pelo Galaxy Note, enquanto o quarto padrão chegaria bem próximo do formato de um tablet.
O projeto mostra também que o mecanismo de tela dobrável não seria suficiente para conferir a quantidade de tamanhos desejada. Para isso, seria necessário a implementação do sistema de tela deslizável — mais especificamente para os modos Phablet e Tablet, que rolariam parcial e totalmente o display para viabilizar o aumento.
Quanto à detecção automática e indicação do melhor formato, não há muitos detalhes sobre como isto deve ser feito. No entanto, o que se sabe é que o modo Processor poderia ser prontamente sugerido ao usuário que estivesse caminhando na rua, já que o tamanho permitiria que ele segurasse o dispositivo apenas com uma mão. As proporções maiores, por sua vez, devem surgir em locais mais seguros e que permitam a navegação com as duas mãos.
Apesar de a ideia proposta na patente significar uma mudança determinante no mercado de dobráveis, não é possível afirmar que ela chegará definitivamente ao consumidor final. Isto porque vários projetos são patenteados todos os anos, mas muitos não chegam à sua versão final, ou levam um bom tempo para que se materializem no mercado.
No momento, as evidências mais robustas mostram que os esforços da Samsung estão direcionados aos futuros Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5. Os vindouros substituirão os atuais Z Fold 4 e Z Flip 4, lançados em agosto e disponíveis no mercado eletrônico por cerca de R$ 9.349 e R$ 4.999.
Com informações de Sammobile e GalaxyClub