Concurso INSS 2023: edital pode ser autorizado pelo governo Lula

Discussão sobre abertura de um novo concurso INSS 2023 surgiu em dezembro do ano passado

O governo Lula pode autorizar o novo concurso INSS 2023 (Instituto Nacional do Seguro Social), ao que o cenário parece indicar, muito em breve. Em dezembro de 2022, o jornal O Globo chegou a noticiar que a equipe de transição elaboraria um documento propondo mudanças na Previdência Social, entre elas, a contratação de mais 1.000 servidores públicos.

De concreto, no entanto, até o momento, não se tem muita coisa… Enquanto isso, prossegue em andamento o atual concurso público do INSS, que ofertou 1.000 vagas somente para o cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio).

Situação atual do concurso INSS 2023

O governo federal tem ciência de que as 1.000 vagas em vias de serem preenchidas no INSS não atendem à demanda atualmente existente. Quem acompanha as previsões de concursos do INSS sabe que uma das solicitações enviadas para o então Ministério da Economia pedia mais de 7 mil vagas.

O presidente Lula e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, concordam que é grande a necessidade de novas contratações de servidores públicos para o Instituto. Os gestores entendem que somente assim será possível reduzir a fila que hoje possui milhares de pessoas aguardando resposta pelos serviços da Previdência Social.

As duas últimas solicitações de concursos públicos feitas pela diretoria do INSS somam cerca de 8,5 mil vagas (7 mil para Técnico do Seguro Social e 1,5 mil para Analista do Seguro Social). Mas, como vimos, o governo Bolsonaro autorizou apenas a abertura de mil vagas para Técnicos do Seguro Social.

Existe, portanto, a expectativa de que, quando o atual Ministério da Fazenda autorizar essas futuras vagas, também deva ser contemplado o cargo de Analista do Seguro Social.

Último concurso INSS

Com edital lançado em 2022, o último concurso INSS não apresentou mudanças nos requisitos do cargo de Técnico do Seguro Social, cuja oferta, como já enfatizamos, foi de mil vagas. A exigência escolar foi a mesma de editais anteriores: certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente.

Organizado pelo Cebraspe, o certame distribuiu as vagas pelas Gerências Executivas do INSS (GEX) existentes em todo o Brasil. Do total de vagas, 708 foram para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 para pessoas negras. Os aprovados em todas as etapas e convocados receberão uma remuneração inicial de R$ 5.905,79 e cumprirão 40 horas semanais.

Um total de 1.023.494 pessoas se inscreveram para disputar as 1.000 colocações. Esse contingente gerou uma concorrência global de 1.023,4 candidatos por vaga. Porém, como cada Gerência Executiva possuía ofertas distintas de vagas, a concorrência exata precisaria ser analisada caso a caso.

Provas do concurso INSS

A primeira prova objetiva teve um total de 50 questões de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda prova objetiva cobrou 70 questões de Conhecimentos Específicos, com mesmo caráter.

As provas escritas foram aplicadas em todo o país no dia 27 de novembro de 2022. No entanto, como ocorreu um problema específico no tocante às vagas para a GEX de Guarulhos, as provas dessa unidade acabaram sendo remarcadas para 11 de dezembro de 2022.

O Curso de Formação será a etapa subsequente prevista no edital de 2022, estando previsto para ser realizado nos meses de março e abril de 2023, conforme o cronograma oficial detalhado, disponível no site do Cebraspe. A carga horária total será de 180 horas, cumpridas em tempo integral.

PUBLICIDADE