As conversas em torno das eleições municipais do próximo ano estão a todo vapor e engana-se quem acredita que o governador Gladson Cameli já tem definido quem irá “abençoar” para a disputa na capital. A mais importante do Estado.
O apoio dele à reeleição do prefeito Tião Bocalom é possibilidade praticamente descartada, dadas as recentes movimentações políticas.
Apesar de ser do mesmo partido do chefe do Palácio Rio Branco, o nome da ex-prefeita Socorro Neri, era o que figurava como a favorita as rodas palacianas até o último final de semana e até mesmo pela direção do Progressistas. Tanto é que com a retirada de Neri do cenário para a disputa da Prefeitura de Rio Branco, a pré-candidatura de Alysson Bestene, secretário de Estado de Articulação Política, logo é apontada como a mais provável pelo partido de Gladson e pelo próprio.
Entretanto, não é segredo para ninguém as intenções do professor Minoru Kimpara (PSDB) de partir para a disputa ao Executivo Municipal podendo vir a ser outro nome sobre a mesa do governador, como quem guarda relação de respeito e cortesia política.
Minoru, atualmente, é o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e vem desenvolvendo um trabalho elogiado, apesar de rumores de perseguição política a servidores, o que acabou não se confirmando. Politicamente, ele teria o apoio de pelo menos três deputados da base do governador na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e nas últimas eleições obteve 19.077 votos para disputa a deputado federal.
Quem surge como a alternativa menos esperada à lacuna deixada por Neri é o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho. Nunca disputou um cargo eletivo, mas não é novo na política, já tendo disso secretário municipal de Meio de Ambiente na gestão de Socorro Neri, coordenador político da vereadora Elzinha Mendonça (PSB) – sua sogra – e depois um dos braços direitos de Neri tanto na Prefeitura, quanto no período em que ela foi Secretária de Educação do Estado, até sua campanha a deputada federal em 2022.
Na Educação, a maior pasta do Estado, tanto em pessoal quanto em orçamento, Aberson tem se destacado pelo trabalho realizado e tem sido um dos secretários mais bem quistos do governador.