ContilNet Notícias

iPhone no valão: entenda se celular realmente sobrevive à água

Por TECHTUDO

Operador de máquinas entrou em valão para resgatar iPhone 12 Pro Max Reprodução/Internet

Viralizou um vídeo que mostra um homem dentro de um valão, com água – talvez esgoto seja o termo mais correto – até a cintura, na tentativa de resgatar um iPhone 12 Pro Max. Os relatos da imprensa confirmam que o operador de máquinas Augusto Figueiredo conseguiu recuperar o telefone. Ainda assim, fica a dúvida: o celular sobrevive ao contato com líquido?

Em resumo: sim, pois o iPhone 12 Pro Max conta com certificação IP68. Isso significa que este modelo (e os demais da linha iPhone 12) passou por testes de segurança após receber vedação contra poeira e líquido. A Apple fornece resistência à água desde o iPhone 7, de 2016.
De lá para cá, a tecnologia evoluiu a ponto de a empresa prometer resistência por até 30 minutos, desde que o smartphone esteja a até 6 metros de profundidade. Todos os modelos mais recentes contam com a proteção, que traz mais tranquilidade para o consumidor. Praticamente acabou aquele desespero para correr e colocar o telefone no pote de arroz quando acidentes aconteciam.

No caso em questão, a situação no Rio de Janeiro envolve um fator adicional: a sujeira na água. Não é possível determinar o que tem naquela “mistura”, mas é sabido que os testes de IP68 valem para água limpa. A presença de desengordurantes e abrasivos, por exemplo, pode deteriorar a qualidade da vedação.

Cabe lembrar ainda que “resistência” à água não é o mesmo que “à prova d’água”. Este termo caiu em desuso há vários anos. Segundo uma fonte do setor, os consumidores se sentiam “desafiados” a testar os aparelhos em situações que não estavam contempladas pela certificação. A partir daí, optou-se pelo termo mais brando.

Celulares resistentes à água podem entrar em contato com água doce, mas não salgada. Em casos assim, existe o risco de oxidar os componentes de metal na área externa – em especial os contatos para entrada de energia, por exemplo.

 

iPhone XS resistiu a encontros com vinho e cerveja. LG afirma que, por serem líquidos mais densos, seus celulares também devem resistir a essas bebidas — Foto: Reprodução/CNet

iPhone XS resistiu a encontros com vinho e cerveja. LG afirma que, por serem líquidos mais densos, seus celulares também devem resistir a essas bebidas — Foto: Reprodução/CNet

No passado, a Apple chegou a produzir filmes publicitários para demonstrar que o iPhone XS sobreviveria a acidentes do dia a dia. Testes da imprensa dos Estados Unidos confirmaram que o aparelho poderia levar banho de vinho, cerveja ou suco.

Outro ponto a se considerar é que toda proteção contra água ou poeira perde eficácia com o passar do tempo. Faz parte do desgate natural dos componentes. Sendo assim, modelos mais antigos podem passar por panes com líquido, mesmo que tenham IP68.

Os mecanismos de proteção existem, mas vale a máxima de que equipamento eletrônico não combina com líquido.

Com informações de O Globo

Sair da versão mobile