ContilNet Notícias

Maio Amarelo: Detran chama atenção da população para conscientização no trânsito

Por Tião Maia, ContilNet

O mês de maio, o quinto do calendário anual e iniciado na última segunda-feira (1º), é também chamado de “Maio Amarelo”, um movimento criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2013, como proposta para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento está completando dez anos de criação.

Maio é o mês em que anualmente o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) organiza o moimento em nível nacional com ações para alertar a comunidade sobre a responsabilidade de cada um no trânsito e é responsabilidade dos Detrans de todo o país colocar essas ações em prática.

Maio Amarelo, mês da conscientização no trânsito. Foto: Reprodução

Para difundir informações sobre a necessidade de ser responsável com a vida de todos os participantes do trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre vai reforçar as campanhas educativas virtuais, com divulgação em todos os meios de comunicação.

O Maio Amarelo é um movimento que nasce com um o propósito de salvar vidas no trânsito e tem sua forma nas ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil. “A intenção é a de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade”, disse Tayara Martis, diretora geral do Detran-AC.

Apesar da forte campanha, balanço da assessoria de análise criminal da Polícia Militar revelou que 52 pessoas morreram no trânsito em todo o Acre em 2022. O número representa um aumento de 18% em relação a 2021, quando teve 44 vítimas fatais no trânsito. Os números de 2023 não foram ainda tabulados, mas já houve registro de pelo menos três mortes no trânsito acreano no primeiro trimestre do ano.

Em 2022, a capital Acreana registrou 23 mortes, cerca de 44% do total de mortes daquele ano em todo o Estado.

Sair da versão mobile