O Mid-Season Invitational (MSI) 2023 se tornou o mais assistido da história. A oitava edição do campeonato interacional de meio de temporada do League of Legends, realizado em Londres, na Inglaterra, alcançou pico de 2.297.919 espectadores simultâneos nas transmissões online na final da chave superior vencida pela chinesa JD Gaming contra a sul-coreana T1. O torneio teve recordes de total de horas assistidas – 61.557.385 – e número médio de espectadores – 796.860 -, superando as cinco edições anteriores contabilizadas pelo site Esports Charts.
O número de espectadores entre as edições de 2023 e 2022 teve aumento de 4,7% no pico de audiência. Em total de horas assistidas, elevação de 27,7%. Em média de espectadores, o salto de 35,4%.
A grande final do MSI 2023, que, pela primeira vez, contou só com equipes chinesas, tendo a JDG como vencedora contra a Bilibili Gaming por 3 a 1, não aparece como destaque em número de espectadores máximo. O jogo, que não figura no top-5 de audiências desta edição, teve pico de 1.183.860 pessoas conectadas simultaneamente nas streams, segundo apurado pelo ge.
Maiores audiências do MSI por edição
# | Edição | Jogo | Pico de espectadores | Horas assistidas | Média de espectadores |
1º | 2023 | JD Gaming x T1 | 2.297.919 | 61.557.385 | 796.860 |
2º | 2022 | Royal Never Give Up x T1 | 2.194.104 | 48.182.290 | 588.187 |
3º | 2021 | Royal Never Give Up x DWG KIA | 1.839.876 | 61.185.963 | 711.465 |
4º | 2019 | G2 Eports x Team Liquid | 1.704.326 | 43.412.706 | 537.619 |
5º | 2018 | Royal Never Give Up x KingZone DragonX | 994.093 | 30.509.088 | 382.160 |
6º | 2017 | SKT T1 x G2 Esports | 916.592 | 34.696.018 | 395.022 |
De acordo com o site especializado em estatísticas de esports, a audiência no clássico chinês menor do que outras partidas da mesma edição pode ser explicada pelo fuso horário desfavorável para espectadores de Vietnã, Coreia do Sul e Japão. Houve ainda queda na audiência das plataformas AfreecaTV (-66%), YouTube (-57%) e Twitch (-24%).
Os dados do Esports Charts, contudo, não consideram as plataformas de streaming chinesas, onde há enorme audiência por conta da popularidade do LoL na China, ainda mais para uma final internacional só com times locais.
Top-5 de audiências do MSI 2023
# | Jogo | Pico de espectadores |
1º | T1 x JD Gaming | 2.297.919 |
2º | T1 x Bilibili Gaming | 2.181.822 |
3º | T1 x Gen.G | 1.935.545 |
4º | Bilibili Gaming x Gen.G | 1.467.492 |
5º | T1 x MAD Lions | 1.460.761 |
O ranking do Esports Charts também não considera as primeiras edições do MSI, em 2015 e 2016. Naquela época, o campeonato ainda não contava com todas as regiões do cenário competitivo internacional, incluindo o Campeonato Brasileiro (CBLOL), entre os diretamente classificados.
Baiano é destaque
Considerando somente as cotransmissões, liberadas pela primeira vez nos campeonatos internacionais de LoL, o stream brasileiro Gustavo “Baiano” foi o destaque de audiência. O ex-jogador e criador de conteúdo obteve 3 milhões de horas assistidas e 232 mil espectadores de média nas transmissões do MSI.