Um possível vazamento de óleo foi registrado no Rio Tarauacá, cerca de 80 mil litros de biodiesel destinados à empresa que gera energia elétrica na cidade podem ter ido parar no rio depois que duas balsas com maquinários naufragaram no último dia 21. O suposto derramamento de óleo pode ter atingido a Reserva Alto Tarauacá.
As máquinas que foram parar dentro do Rio Tarauacá carregavam cerca de milhares de litros de óleo para a companhia geradora de energia do Jordão.
A situação foi registrada no Seringal Mato Grosso. “Estamos vivendo este problema com frequência. É a segunda vez que os moradores da Reserva Alto Tarauacá sofrem com o derramamento de óleo no Rio Tarauacá”, disse o presidente da Associação de Seringueiros e Agricultores da Reserva Alto Tarauacá, Daniel Lima.
Ele ainda relatou que comunicou ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). “O pessoal que transporta óleo para o Jordão não tem equipamento que impeça o óleo de se espalhar. E por onde o óleo se espalha os peixes somem. O peixe é o principal alimento dos ribeirinhos. É do Rio que o pessoal tira o sustento”, destaca Daniel. Os moradores do local também chegaram a reclamar do gosto do peixe.