No Acre, energia furtada seria suficiente para abastecer Cruzeiro do Sul

Os furtos e ligações improvisadas de energia podem colocar em risco a segurança da população

Em 2022 foram identificadas cerca de 12,5 mil ligações irregulares de energia no estado do Acre. Os números foram divulgados após levantamento da Energisa. A energia furtada seria suficiente para abastecer o município de Cruzeiro do Sul.

Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas aproximadamente 2,5 mil ocorrências de furto de energia elétrica, uma redução de 38% se comparado ao mesmo período no ano passado.

As ações são praticadas por residências e até por estabelecimentos comerciais. A Energisa realizou ao longo de 2022 a inspeção em 61.903 clientes, e foram recolhidas  6.435 kg de sucata de cabos.

O gerente de medição e combate a perdas da empresa, André Klein, afirma que o furto de energia implica na qualidade do serviço para quem está regularizado:

“A prática prejudica todos, especialmente aqueles que não furtam energia, já que os famosos ‘gatos de energia’ impactam na qualidade e segurança de quem paga corretamente pela energia”, alerta.

Os furtos e ligações improvisadas de energia podem colocar em risco a segurança da população, podendo ocasionar rompimento de cabos, curtos-circuitos e até incêndios.

Riscos à segurança

Os furtos de energia, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia, põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e ou até um acidente fatal”, destaca André.

Denúncias

Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 647 7196 (ligação gratuita), na Gisa (www.gisa.energisa.com.br), agência virtual (https://www.energisa.com.br) e nas agências de atendimento.

PUBLICIDADE