A HMD Global anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (3), o lançamento do Nokia XR21, novo celular da fabricante finlandesa com especificações mais resistentes do que o padrão. O corpo do aparelho é formado por uma liga de alumínio, e conta com certificação militar e classificação IP69K de proteção, a mais alta que pode ser designada para um celular. Desta forma, ele tende a ter resistência contra poeira, jatos de vapor e água em alta pressão. Não há previsão de lançamento do XR21 no Brasil.
O site da HMD Global no Reino Unido já dispõe do aparelho para venda pelo preço oficial de £ 499,99, ou cerca de R$ 3.142 de acordo com a cotação atual da libra esterlina. Na ocasião de seu lançamento, a única cor disponível é a preta. Segundo o site Android Authority, no entanto uma nova cor verde será lançada em junho.
A ficha técnica do Nokia XR21 também inclui processador Snapdragon 695 5G da Qualcomm, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço interno. Além disso, o aparelho possui tela LCD de 6,49 polegadas com resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz, brilho de 500 nits e proteção Gorilla Glass Victus. A bateria do dispositivo tem 4.800 mAh, com suporte ao carregamento rápido de 33 W, embora a caixa não traga o carregador.
O conjunto principal de câmera é formado apenas por um sensor principal de 64 MP e um secundário de 8 MP para as fotos ultrawide. A câmera de selfies possui 16 MP, o que é bem acima da média dos smartphones intermediários em geral. Para completar, o celular possui Bluetooth 5.1, chip NFC, alto-falante estéreo, sensor de impressão digital na lateral e suporte ao padrão eSIM.
O Nokia XR21 sai de fábrica com o Android 12 instalado, e a HMD Global indica que o aparelho receberá até três versões completas do sistema operacional e mais de quatro anos de atualizações com patches de segurança — aqueles que são lançados mensalmente.