ContilNet Notícias

OAB diz que prestará suporte ao advogado acreano preso pela PF nesta quarta

Por Matheus Mello, ContilNet

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (03) a terceira fase da Operação Tricot. Nas diligências, o advogado acreano Thalles Damasceno foi preso acusado de chefiar um esquema cujo objetivo era a troca de informações sigilosas por vantagem pecuniária junto a seus clientes, geralmente pessoas sob investigação da própria PF.

VEJA MAIS: Identificado o advogado preso pela PF suspeito de vender informações sigilosas

Sede da OAB/Foto: divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, por meio de nota, informou que após ser acionada pela Superintendência da Polícia Federal, designou uma equipe para resguardar as prerrogativas que são direitos do advogado acusado e acompanhar todo processo da operação.

VEJA TAMBÉM: PF prende advogado suspeito de passar informações sigilosas para criminosos

“[a equipe da OAB/AC] acompanhou todos os procedimentos, desde a execução dos mandados, até o acompanhamento do advogado no momento de sua prisão e na apresentação das provas na sede da delegacia responsável pelo caso. Assim, todos os atos da operação foram devidamente acompanhados por representantes desta Seccional”, disse trecho da nota que justificou a decisão baseado no art. 7° § 6° do Estatuto da OAB.

O presidente da Seccional finalizou a nota informando que a OAB continuará comprometida na defesa das prerrogativas de seus membros e que seguirá prestando todo suporte ao advogado envolvido na operação da PF, “zelando, imprescindivelmente, pela garantia da observância, em todos os casos, dos princípios fundamentais do contraditório e da ampla defesa, norteadores de nossa Carta Magna.

Confira a nota na íntegra:

A OAB/AC vem a público se manifestar sobre os fatos ocorridos na manhã de hoje 03/05/23, na operação denominada “TRICOAT III” deflagrada pela Polícia Federal na cidade de Rio Branco, em cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência e no escritório profissional de um advogado inscrito nesta seccional.

A Polícia Federal acionou a Seccional Acre da OAB para que designasse representantes para a garantia das prerrogativas do advogado alvo da operação, o que foi feito com a designação de equipe para o acompanhamento dos trabalhos, que, inclusive, acompanhou todos os procedimentos, desde a execução dos mandados, até o acompanhamento do advogado no momento de sua prisão e na apresentação das provas na sede da delegacia responsável pelo caso.

Assim, todos os atos da operação foram devidamente acompanhados por representantes desta Seccional, como preceitua o art. 7° § 6° do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

A OAB/AC destaca que permanece comprometida com a defesa das prerrogativas funcionais da advocacia e a defesa da atividade profissional do advogado, e acompanhará o caso prestando o suporte necessário ao advogado envolvido, zelando, imprescindivelmente, pela garantia da observância, em todos os casos, dos princípios fundamentais do contraditório e da ampla defesa, norteadores de nossa Carta Magna.

Vanessa Pinho Paes Cavalcante

Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e

Prerrogativas da OAB/AC

Rodrigo Aiache Cordeiro

Presidente da OAB/AC

Sair da versão mobile