Pesquisa diz que PM do Acre é uma das menos transparentes do Brasil; órgão se posiciona

De acordo com o estudo, alguns estados não responderam vários questionamentos enviados pela Abraji

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apontou que a Polícia Militar do Acre está entre as menos transparentes do Brasil. A informação foi divulgada nesta semana, no site Metrópoles – um dos mais acessados do país.

De acordo com o estudo, mesmo após mais de 11 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, as polícias militares do país não são transparentes. O relatório afirma, ainda, que as PMs do Brasil não sabem o que deve ou não ser divulgado.

Foto: Reprodução

Ainda, de acordo com o estudo, alguns estados não responderam vários questionamentos enviados pela Abraji, dentre eles o Acre, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A Abraji aponta que além da falta de consenso sobre o que deve ou não ser divulgado, o prazo não é respeitado e, muitas vezes, a solicitação não é respondida.

O ContilNet entrou em contato com o comandante da PMAC, coronel Luciano Fonseca, para saber o que a instituição tem a dizer sobre o dado. Como resposta, o comandante disse que não tem conhecimento sobre a pesquisa e questionou os indicadores utilizados para tal constatação. Ele colocou, ainda, a assessoria de comunicação da PMAC à disposição para quaisquer dúvidas.

PUBLICIDADE