Unir inteligência artificial e marketing muda rumo de empresas
Por METRÓPOLES
As técnicas de marketing digital estão sendo cada vez mais usadas em empresas com o intuito de promover conexão com os clientes em todos os pontos de contato, desde o site até as redes sociais e outras plataformas digitais. O que poucos sabem é que com o uso de inteligência artificial e machine learning é possível personalizar a campanha com mais assertividade, identificar clientes em potencial e melhorar a eficácia da publicidade de maneira jamais antes vista.
Os negócios possuem acesso a uma grande quantidade de informações sobre os clientes, incluindo histórico de compras e preferências de produtos. Com o uso de ferramentas de análise de dados, podem obter insights ainda mais valiosos sobre o comportamento e as tendências do mercado, permitindo adaptações em tempo real, com ajuste de orçamento e segmentação, o que garante um melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Entre as vantagens, destaco a personalização de conteúdos e anúncios, que melhoram a experiência do usuário e a conversão. Quando os clientes recebem materiais direcionados, se sentem mais conectados à marca e mais engajados, o que aumenta a fidelidade. Pode ser usada em vários pontos de contato, com base em dados demográficos, comportamento de navegação na web, histórico de compras e preferências de produtos.
O objetivo de implementar IA e ML é liberar tempo para que a equipe de marketing se concentre em atividades que necessitem de planejamentos. Podem incorporar os chatbots, que interagem com clientes em tempo real, fornecendo suporte e respostas a perguntas frequentes, e automação, tornando mais práticas as tarefas repetitivas, como enviar e-mails de acompanhamento ou criar relatórios.
Na prática, tudo é diferente…
As vantagens são inegáveis, mas implementar o uso de inteligência artificial e machine learning no setor de marketing não é um mar de rosas. E muito disso acontece por falta de habilidades e conhecimentos em relação às soluções, podendo resultar em coleta de dados imprecisos ou incompletos.
Fora que a implementação pode exigir uma mudança cultural nas empresas, incluindo a adoção de novos processos e práticas. Um desafio especialmente para as que ainda atuam num modelo mais tradicional.
Saliento que a crescente importância do marketing digital também trouxe preocupações com relação à privacidade do cliente e à segurança de dados. É necessário garantir que estão coletando e usando os dados de forma ética e transparente, respeitando a privacidade do cliente e cumprindo as leis de proteção de dados.
Em suma, posso dizer que os negócios podem superar os desafios e maximizar os benefícios das soluções baseadas em IA e ML, investindo em habilidades internas, dados de qualidade, privacidade do cliente, soluções escaláveis e mudança cultural.
Com essas medidas, as empresas podem colher os benefícios, aumentando a eficácia e a competitividade.
Vinícius Gallafrio é engenheiro de Software, com pós-graduação em Big Data. O CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital, já entregou aproximadamente 500 projetos, que somam mais de 2 milhões de horas de desenvolvimento, nos últimos 22 anos para empresas de médio e grande porte de diversos segmentos de mercado.