Na sessão da noite desta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Sena Madureira, o vereador Elvis Dany (PP) confirmou a data de uma audiência pública que tratará sobre a situação das crianças autistas. O debate está programado para o dia 15 desse mês, às 9 horas da manhã na Câmara, devendo contar com representantes de vários segmentos da sociedade.
De acordo com o parlamentar, a meta principal da discussão é encontrar mecanismos para auxiliar as crianças autistas de Sena Madureira. “Nesse sentido, vamos convidar o gestor municipal, representantes do Ministério Público, poder judiciário, secretaria municipal de saúde, secretaria municipal de educação, dentre outros. Precisamos unir forças nessa luta”, enfatizou.
É de autoria do vereador Elvis Dany um anteprojeto que visa conceder um auxílio de 500 reais para as famílias que tem crianças autistas. A proposta encontra-se em tramitação na Câmara e ainda será votada. “Muitas famílias não tem condições de fazer o deslocamento até Rio Branco para consultar seus filhos. Com esse anteprojeto, buscamos dar o apoio mínimo nessa questão”, completou.
Na audiência pública, segundo Elvis, outros tipos de transtornos também serão debatidos. “Vamos ampliar essa discussão e tratar, por exemplo, do TDH (Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade). Quando adulto fui diagnosticado com TDH e isso potencializa o meu empenho por conhecimento de causa”, acrescentou.
As autoridades ainda não sabem precisar o total de crianças autistas na cidade de Sena Madureira. Contudo, o Ministério Público e o Conselho Tutelar estão fazendo um levantamento para ter em mãos esse diagnóstico.