No evento de lançamento da ExpoAcre 2023, o secretário de Agricultura José Luis Tchê falou sobre o novo Espaço Agro, que estará na feira a partir desta edição. Ao ContilNet, o secretário e coordenador do espaço disse que já havia conversado com o governador Gladson Cameli para mudar “a cara” da feira.
“Primeiro quero agradecer ao governador a confiança depositada no nosso nome em nome da secretaria para cuidar do agro. A gente já vinha discutindo há um tempo com o governador Gladson Cameli, que a gente precisa mudar a cara da feira, que a gente precisa ter uma feira de negócios, uma feira de tecnologia”, disse.
“Hoje nós falamos em agricultura cinco ponto zero e a gente ainda está fazendo a mesma feira. Então esse aqui hoje da fazendinha ou da vitrine tecnológica ela é a plantação. E uma coisa interessante disso, não é o governo que está plantando, é os parceiros, as agropecuárias, a Embrapa, trabalhando junto e com a coordenação dos estagiários da Ufac. Isso é a primeira coisa, mas segundo atrás disso vem os negócios e atrás dos negócios vem tecnologia e e capacitação. Então é uma que a gente se preocupou muito esse ano de ter durante o dia muitas palestras, nós temos doze palestrantes renomados confirmados de fora do estado, nós temos vários cursos de capacitação porque nós entendemos que o Estado desenvolvido ele precisa ter mão de obra capacitada. Então esse é um primeiro passo para futuras ExpoAcre de negócios”, explicou.
Sobre o novo espaço, o secretário destacou que um novo nome está sendo alisando pela equipe. “Tem muito gente que fala em vitrine, mas a ‘vitrine tecnológica’ outros fala da ‘fazendinha’ enfim vamos decidir mas acho que vitrine tecnológica é bacana.”
Ao ContilNet, Luis Tchê falou sobre o funcionamento do novo espaço ampliando na ExpoAcre e das novidades da secretaria, onde já teve o secretário revelou que em seis meses já dezesseis milhões de equipamento que já tá atendendo o pequeno produtor.
Mas eu acredito que isso aqui vai acabar virando uma grande referência, o estado do Acre é o celeiro do país, as melhores terras do Brasil estão aqui, então o melhor clima que está aqui, água, luz… Então tenho certeza absoluta que o futuro da agricultura do estado que vai alavancar, nossa economia é através da agricultura, não tem outro sentido e o governador não mediu esforços para nos deixar da carta branca para que isso aconteça.
Então nós estamos fazendo muita coisa, tem muita novidade pela frente, nós recuperamos seis meses, dezesseis milhões de equipamento que já tá atendendo o pequeno produtor e a gente precisa atender o pequeno produtor, porque o grande ele toca a vida dele”, disse o secretário ao ContilNet.