A equipe do ContilNet recebeu na tarde desta quinta-feira (22) o secretário estadual de educação, Aberson Carvalho, para uma conversa em nosso podcast. Um dos temas discutidos foi o Novo Ensino Médio, assunto que tem gerado polêmicas em todo o país.
O professor defendeu a reformulação do Ensino Médio, explicando que o projeto foi construído ao longo de muitos anos e que a reforma não é apenas de um governo:
“Passamos 20 a 30 anos discutindo reformulações no Ensino Médio anterior. Reformulamos e essa reforma não é de um governo, iniciou no governo Dilma, passou pelo governo Temer e deveria ter sido implantada no governo Bolsonaro”, explicou.
Aberson explicou que a elaboração do projeto foi feita dentro de um colegiado de professores. “É uma construção feita dentro de um colegiado de professores. Vários professores participaram deste processo”, enfatizou.
O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. O novo currículo é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias. O secretário de Educação ressaltou o papel do novo modo de aprender:
“O Ensino médio que estamos aplicando tem a mesma base da Europa e dos Estados Unidos, onde o aluno é o protagonista. O aluno escolhe onde ele quer aprofundar. Eu não preciso estudar química com uma carga horária extensiva se eu não vou trabalhar com a química lá na frente”, afirmou.
Aberson Carvalho destacou, ainda, a implantação do Projeto de Vida, uma espécie de programa para ajudar os jovens a se conhecerem melhor e a tomarem decisões pessoais e profissionais:
“O Projeto de Vida é onde o aluno começa a discutir o que ele quer ser, qual a identidade dele. É nesse momento que o Novo Ensino Médio te oportuniza identificar o que você vai ser”, pontua.
[fvplayer id=”804″]