Dados da plataforma Localiza SUS, revelam que o estado do Acre continua com a pior cobertura vacinal de todo o Brasil, com apenas 26,17% da população vacinada. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura ideal é de 90%.
O Novo balanço foi divulgado na sexta-feira (23) e revelou, também, que o Brasil registrou 50 milhões de doses aplicada. No Acre, apenas 105.836 doses.
A baixa cobertura vacinal tem preocupado autoridades, visto que isto impacta diretamente no aumento de casos de síndromes gripais no Estado, que segundo relatório do Ministério da Saúde apresenta crescimento, em especial nas crianças. Na sexta-feira (23), o governador Gladson Cameli decretou emergência na saúde, em decorrência no aumento de casos de síndromes respiratórias.
VEJA TAMBÉM: URGENTE: Acre decreta situação de emergência por aumento de casos de SRAG
No público infantil, a cobertura vacinal chega apenas a 20,86%, foram aplicadas somente pouco mais de 19,7 mil doses do imunizante. No público idoso o total chega a 22.561 doses, o que representa 30,44% de cobertura vacinal.
Na capital acreana apenas 26.822 mil doses do imunizante contra a influenza foram aplicadas. Já em Cruzeiro do Sul foram 20.337 mil doses.