A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Ministério da Saúde, decidiu suspender venda em todo o país de uma popular marca de leite integral e o desnatado, por falta de higiene na produção e embalagem. A proibição vale para embalagem de um litro, além do soro de leite em pó vendido em embalagens de 25 quilos.
Trata-se do leite da marca Natville, presente em prateleiras e gôndolas de supermercados de Rio Branco, no Acre. Os produtos proibidos de venda foram fabricados entre janeiro e maio de 2023, pela Laticínios Santa Maria Ltda. A sede do município é em Nossa Senhora da Glória, Sergipe.
De acordo com a Anvisa, a determinação de suspensão foi motivada por falta de higiene e controle de qualidade. Os problemas foram descobertos depois de uma vistoria feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
“Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança”, informou a Anvisa.
A empresa não tem autorização do Ministério para produção, enquanto as embalagens informavam, de forma incorreta, que os produtos teriam sido fabricados por uma filial. A decisão determinou, ainda, o recolhimento voluntário dos produtos, tarefa de responsabilidade da empresa produtora do alimento. A Natville comunicou que já iniciou esse processo.
Os consumidores que tiverem um dos produtos em casa devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para receber o ressarcimento.