Aplicativo contaminado com malware é identificado na Google Play; saiba aqui

A empresa de cibersegurança ESET identificou um app que carrega um poderoso malware

Pesquisadores da ESET, uma empresa de renome mundial no campo da segurança cibernética, encontraram um malware num aplicativo disponível para download na loja de apps do Google, a Google Play Store.

Esse aplicativo, conhecido como iRecorder – Screen Recorder, já acumula mais de 50 mil downloads. desde que foi lançado em 19 de setembro de 2021.

Ou seja, um número bem significativo de usuários podem estar expostos a possíveis riscos, incluindo você!

Os pesquisadores da ESET fizeram uma análise dos comportamentos maliciosos do aplicativo iRecorder, revelando detalhes perturbadores.

Descobriu-se que o aplicativo era capaz de extrair gravações dos microfones dos dispositivos dos usuários, incluindo gravações de conversas telefônicas privadas.

Aplicativos instalados no iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/Pexels

Além disso, o app conseguia coletar outros arquivos sensíveis dos dispositivos dos usuários. Após coletar essas informações, o aplicativo ia um passo adiante: carregava esses dados no servidor de comando e controle do invasor.

Essa ação deixava os usuários vulneráveis a várias formas de exploração maliciosa, desde chantagem até roubo de identidade.

Implicações futuras desse perigo

De acordo com Lucas Stefanko, um pesquisador especializado em malware da ESET, quando foi lançado o iRecorder parecia inofensivo.

É por isso que se acredita que a software maliciosa foi introduzido de maneira sorrateira em uma atualização posterior do aplicativo, especificamente na versão 1.3.8, que foi disponibilizada ao público em agosto de 2022.

A descoberta do RAT (sigla em inglês que denomina malwares) no iRecorder traz à tona a urgência de medidas de segurança mais rigorosas e eficientes nas lojas de aplicativos.

Os usuários, por sua vez, devem manter um alto nível de cautela ao conceder permissões a apps, especialmente quando solicitam acesso a informações pessoais ou a recursos do dispositivo.

Ou seja, dê uma olhada nos aplicativos intalados em seu celular. Se encontrá-lo por lá, exclua o app e o substitua por opções mais seguras de gravação de tela.

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