Influenciadores têm usado o TikTok para compartilhar vídeos celebrando os efeitos da berberina na perda de peso. A substância, entretanto, tem uma ação no organismo muito diferente do remédio.
O Ozempic é um remédio injetável para tratar a diabetes que tem a semaglutida como príncipio ativo. Ele atua no pâncreas controlando a produção de insulina e diminuindo a de glucagon – hormônios responsáveis pela regulação dos níveis de glicose no sangue – além de agir no cérebro como um inibidor de apetite.
O Ozempic passou a ser usado de modo “off label” para facilitar o processo de emagrecimento. E foi aí que apareceu a comparação com a berberina, um suplemento à base de plantas, que tem sido usado em estratégias de emagrecimento.
“Não conhecemos ainda nenhuma substância natural que tenha a mesma capacidade e a mesma utilização do Ozempic. As pessoas estão usando essa história de “Ozempic natural” para vender um produto”, destaca o nutricionista Bruno Rua, de Brasília.
A berberina emagrece?
A berberina é um suplemento obtido a partir de plantas medicinais, especialmente das espécies Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis. Ela é vendida em cápsulas que variam na quantidade de miligramas.
Alguns estudos pequenos e de qualidade variável demostraram a capacidade da berberina de aumentar a queima de gordura no corpo, mas, por enquanto, os dados são considerados inconclusivos.
Parte dos nutricionistas garante que o suplemento faz diferença, especialmente, nas regiões do corpo onde há gordura acumulada. “A berberina modifica a forma que o corpo absorve gordura, criando tecidos adiposos marrons, que é um tecido metabolicamente ativo. É como se ela ajudasse na queima de gordura ao transformar o acúmulo que era estável em uma gordura mais disponível para gerar calor”, diz a nutricionista Aline Xavier Maboni, de Brasília.
Efeitos colaterais
Pessoas que usam a berberina podem apresentar desconfortos abdominais variados pela ação da substância no intestino – daí mais um ponto em comum com o Ozempic. Os sintomas costumam ser diarreia e vômitos
“Temos que tomar cuidado com a sobredose, que pode levar a vários desconfortos. Por isso é preciso sempre se consultar antes de incluir um novo suplemento na dieta, afinal a dose convencional pose ser muito alta dependendo da pessoa, de seu peso, altura e sensibilidade”, diz o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, que é pós-graduado em fitoterapia funcional.
A berberina é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes.
Riscos à saúde
Os especialistas alertam que o consumo de suplementos – mesmo os naturais – não deve ocorrer sem orientação de um profissional de saúde. Os componentes da fórmula podem ser perigosos para o organismo do paciente e a mistura de algumas ervas pode ser tóxica.
Além disso, a falta de controle sobre o que está dentro de embalagens é um fator de perigo, por isso o ideal é que as fórmulas sejam feitas especificamente para os pacientes.