Bocalom anuncia perfuração de novos poços para resolver problema do abastecimento de água

O anúncio foi feito em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira

O problema do abastecimento de água em Rio Branco agravado na última semana pelo rompimento da adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) II motivou uma reunião de emergência no final da manhã desta quinta-feira (15) no gabinete do prefeito Tião Bocalom.

Foto: ContilNet

Com mais de 50% da cidade sem água tratada, o prefeito decidiu buscar alternativas para solucionar de forma definitiva o problema da população. Além do reparo no sistema danificado, serão realizadas perfurações de poços em dois pontos da cidade.

“A situação é crítica porque nós temos um sistema de captação de água antigo e que foi mal feito desde o início. Nós temos dois motores de 800 cavalos sendo que um estava queimado e outro queimando e somente uma adutora, quando assumimos. A adutora quebrou e infelizmente não temos outra pra abastecer a cidade e o povo sofre com isso. Aquela estação está pela metade, estourou o tubo e não tem tecnologia em Rio Branco pra resolver. Nossa equipe guerreira trabalhou duas noites lá no frio, conseguiram um quebra galho mas isso não vai durar então estamos contratando essa empresa de São Paulo que faz esse trabalho pra resolver”, explicou o prefeito.

Foto: ContilNet

Estavam presentes à reunião emergencial, o diretor presidente do Saerb, Enoque Pereira; o secretário da Casa Civil, Waltin José; o secretário de finanças, Wilson Leite; e a secretária de Planejamento, Neiva Tessinari.

Foto: ContilNet

Segundo o presidente do Saerb, é aguardada para a noite desta quinta-feira (15) a chegada de uma equipe de São Paulo para trabalhar no reparo da adutora que rompeu na última segunda-feira (12). A previsão, segundo ele, é de que sejam três dias de trabalho ininterruptos para que a situação seja normalizada em sua totalidade na próxima segunda-feira (19).

“Estamos trabalhando com a ideia de encontrar uma solução definitiva para o abastecimento de água em Rio Branco com a perfuração de dois poços que possam servir de fonte para complementar o abastecimento na capital. Um será na parte alta da cidade e um segundo distrito no bairro Comara”, informou Pereira.

Foto: ContilNet

Bocalom lembrou que já defendia a ideia. “Desde quando assumi a Prefeitura eu venho dizendo que nós temos que buscar água de poço, água de subsolo par não ficar dependendo somente do Rio Acre que todo ano tem problemas. Quando sobre demais dá areia, dá problema no tratamento. O Rio baixa, falta água. Então não dá mais pra ficar nesse desespero. Por isso autorizei a perfuração de poços de até 1.200 metros e agora vamos fazer uma licitação para contratar a empresa com recursos próprios, que faça esse trabalho e vamos correr atrás para resolver esse problema da água com poço porque não dá mais para ficarmos dependendo só do rio”, finalizou o prefeito.

Foto: ContilNet

PUBLICIDADE