Ao longo da história, o Brasil chegou quatro vezes ao topo do pódio no FIFA, simulador de futebol virtual da EA Sports, ao vencer campeonatos mundiais. A primeira conquista ocorreu em 2004 e, nesses últimos anos, o país vem novamente se destacando no cenário competitivo, com o título mundial da seleção brasileira no FIFAe Nations Cup em 2022 e os troféus recentes na categoria feminina no FIFA 23, último jogo da franquia antes do EA SPORTS FC.
Relembre, nesta reportagem, as conquistas mundiais do Brasil no FIFA:
FIFA Interactive World Cup (2004)
Primeiro brasileiro campeão mundial no FIFA, Thiago Carriço viajou a Zurique, na Suiça, sede da entidade máxima do futebol, para colocar o país no pódio do game.
Em 2004, Carriço passou pelo sul-coreano Yoon Seo Park na semifinal ao vencer por 3 a 2. Na decisão, enfrentou o norte-americano Matija Biljeskovic e venceu por 2 a 1.
Com o título, o jogador faturou US$ 20 mil na época. Pouco tempo depois da conquista, Carriço deixou o cenário competitivo.
FIFAe Nations Cup (2022)
Após 18 anos desde a conquista de Carriço, o Brasil voltou ao topo do mundo no FIFA em Copenhague, na Dinamarca. Pela FIFAe Nations Cup 2022, competição de duplas, a seleção nacional formada por Paulo Henrique “PHzin”, “Klinger” Correa, Gabriel “Crepaldi” e Pedro Resende e o treinador Gabriel “Gabgol” terminou a fase de grupos na 3ª colocação, com três empates, três derrotas e quatro vitórias.
Na fase eliminatória, os jogadores brasileiros derrotaram a Espanha e a França por 2 a 1, nas oitavas de final e nas quartas, respectivamente. Na semifinal, eliminaram a Itália por 5 a 4. Na final, a eSeleção venceu a Polônia por 2 a 1.
Junto com o título de campeões mundiais de FIFA, a equipe faturou US$ 120 mil.
ECL Global FIFA Lan Final (2023)
No primeiro campeonato mundial feminino da modalidade, a mineira Cecília, da Hummer Esports, brilhou ao vencer a ECL Global FIFA Lan Final. A brasileira fez uma campanha forte na fase de grupos realizada em Londres, no Reino Unido, vencendo quatro, das seis partidas disputadas.
Na fase eliminatória, Cecília derrotou a britânica Lisa nas quartas de final e a portuguesa Diana, do Benfica, na semifinal. Já na decisão, a brasileira conquistou o título depois de derrotar a alemã Fabienne por 5 a 1 no agregado.
FAMEHERGAME (2023)
Em campanha invicta, Cecília mais uma vez fez história ao vencer o FAMEHERGAME, torneio feminino entre seleções de FIFA em Zurique, na Suíça. Na decisão, derrotou novamente a Fabienne, dessa vez por 4 a 1 no agregado, faturando mais um mundial na modalidade.
Além da competição, Cecília também ganhou uma viagem para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia.