ContilNet Notícias

Brasil no FIFA: veja os títulos mundiais do país na franquia

Por GE

PHzin sinaliza em alusão aos cinco títulos mundiais do Brasil, enquanto segura troféu da FIFAe Nations Cup 2022, Copa do Mundo de FIFA 22 — Foto: Joe Brady/Fifa/Getty Images

PHzin sinaliza em alusão aos cinco títulos mundiais do Brasil, enquanto segura troféu da FIFAe Nations Cup 2022, Copa do Mundo de FIFA 22 — Foto: Joe Brady/Fifa/Getty Images

PHzin sinaliza em alusão aos cinco títulos mundiais do Brasil, enquanto segura troféu da FIFAe Nations Cup 2022, Copa do Mundo de FIFA 22 — Foto: Joe Brady/Fifa/Getty Images

Ao longo da história, o Brasil chegou quatro vezes ao topo do pódio no FIFA, simulador de futebol virtual da EA Sports, ao vencer campeonatos mundiais. A primeira conquista ocorreu em 2004 e, nesses últimos anos, o país vem novamente se destacando no cenário competitivo, com o título mundial da seleção brasileira no FIFAe Nations Cup em 2022 e os troféus recentes na categoria feminina no FIFA 23, último jogo da franquia antes do EA SPORTS FC.

Relembre, nesta reportagem, as conquistas mundiais do Brasil no FIFA:

FIFA Interactive World Cup (2004)

Primeiro brasileiro campeão mundial no FIFA, Thiago Carriço viajou a Zurique, na Suiça, sede da entidade máxima do futebol, para colocar o país no pódio do game.

Em 2004, Carriço passou pelo sul-coreano Yoon Seo Park na semifinal ao vencer por 3 a 2. Na decisão, enfrentou o norte-americano Matija Biljeskovic e venceu por 2 a 1.

Com o título, o jogador faturou US$ 20 mil na época. Pouco tempo depois da conquista, Carriço deixou o cenário competitivo.

Carriço foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial no FIFA — Foto: Divulgação/FIFA

FIFAe Nations Cup (2022)

Após 18 anos desde a conquista de Carriço, o Brasil voltou ao topo do mundo no FIFA em Copenhague, na Dinamarca. Pela FIFAe Nations Cup 2022, competição de duplas, a seleção nacional formada por Paulo Henrique “PHzin”, “Klinger” Correa, Gabriel “Crepaldi” e Pedro Resende e o treinador Gabriel “Gabgol” terminou a fase de grupos na 3ª colocação, com três empates, três derrotas e quatro vitórias.

Na fase eliminatória, os jogadores brasileiros derrotaram a Espanha e a França por 2 a 1, nas oitavas de final e nas quartas, respectivamente. Na semifinal, eliminaram a Itália por 5 a 4. Na final, a eSeleção venceu a Polônia por 2 a 1.

Junto com o título de campeões mundiais de FIFA, a equipe faturou US$ 120 mil.

Brasil com troféu da FIFAe Nations Cup 2022, Copa do Mundo de FIFA 22 — Foto: Joe Brady/FIFA/Getty Images

ECL Global FIFA Lan Final (2023)

No primeiro campeonato mundial feminino da modalidade, a mineira Cecília, da Hummer Esports, brilhou ao vencer a ECL Global FIFA Lan Final. A brasileira fez uma campanha forte na fase de grupos realizada em Londres, no Reino Unido, vencendo quatro, das seis partidas disputadas.

Na fase eliminatória, Cecília derrotou a britânica Lisa nas quartas de final e a portuguesa Diana, do Benfica, na semifinal. Já na decisão, a brasileira conquistou o título depois de derrotar a alemã Fabienne por 5 a 1 no agregado.

FAMEHERGAME (2023)

Em campanha invicta, Cecília mais uma vez fez história ao vencer o FAMEHERGAME, torneio feminino entre seleções de FIFA em Zurique, na Suíça. Na decisão, derrotou novamente a Fabienne, dessa vez por 4 a 1 no agregado, faturando mais um mundial na modalidade.

Cecilia comemora título inaugural do FAMEHERGAME, bootcamp da Fifa, na Suíça — Foto: Divulgação

Além da competição, Cecília também ganhou uma viagem para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia.

Sair da versão mobile