Em votação na ordem do dia, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou no final da manhã desta quinta-feira (01) a utilização de R$ 30 milhões dos recursos próprios do Município, para serem investidos na realização de obras de recuperação de ruas e serviços em 40 bairros da capital nos próximos 60 dias.
Lançado no último final da semana, o programa “Recupera Rio Branco” destina-se a realizar a pavimentação de 440 ruas e diversas outras ações em caráter emergencial nos bairros atingidos pelas cheias do rio e igarapés nos meses de março e abril deste ano, tais como: limpeza, remendo profundo, tapa-buraco, recapeamento, recuperação do sistema de drenagem, água, esgoto e recuperação de calçadas.
De acordo com o texto do Projeto de Lei Complementar (PLC), para execução do programa os recursos financeiros a serem utilizados são dos cofres do Município. Serão contratadas, além da Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Branco (Emurb), outras 09 empresas privadas e utilizadas mais de 160 máquinas.
Se no prazo estipulado inicialmente de 60 dias para execução do programa, os serviços não estiverem concluídos, a Prefeitura poderá prorrogar o tempo por mais 30 dias se valendo do decreto de situação de emergência.
Líder do prefeito garante fiscalização
O líder do prefeito Tião Bocalom na Câmara, o vereador João Marcos Luz (MDB), destacou a importância das obras durante o período do verão e garantiu que a fiscalização será severa, quanto à qualidade da execução dos serviços. “Não vamos aceitar serviço porco. Então, não adianta fazer serviço de qualquer forma e querer maquiar a cidade. Estou acreditando, mas preciso alertar as empresas. Temos histórico de serviço de péssima qualidade, olha o Ruas do Povo, a confusão que temos em Rio Branco”, finalizou.