ContilNet Notícias

Casos de tuberculose aumentam em mais de 80% em cidade do Acre

Por Suene Almeida, ContilNet

O município de Cruzeiro do Sul registrou 11 casos de tuberculose, de janeiro até a primeira quinzena de junho de 2023. Os dados são da Vigilância Epidemiológica do município.

A saúde municipal está acompanhando o tratamento de várias pessoas e registrou um acréscimo considerável em relação aos anos anteriores. Em 2021 foram diagnosticados 15 casos, já em 2022 foram 17. O aumento de casos positivos em 2023, relacionado ao mesmo período do ano anterior chega a 83%.

Os pedidos de exames são encaminhados ao Centro de Diagnóstico. Imagem: Reprodução

Os pedidos de exames são encaminhados ao Centro de Diagnóstico, no bairro Aeroporto Velho, que até o dia 13 de junho deste ano já atendeu 582 casos suspeitos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta, principalmente, os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

Segundo dados no Ministério da Saúde, no mundo, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose todos os anos. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Sintomas

Tosse por três semanas ou mais;

Febre vespertina;

Sudorse noturna;

Emagrecimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse seca ou com catarro.

Transmissão

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento.

Sair da versão mobile