Com Brasil líder de desmatamento, mundo perdeu um campo de futebol em área florestal a cada 5 segundos em 2022

Desmatamento em território brasileiro, sozinho, correspondeu a 43% do total; dados referem-se ao último ano do ex-presidente Jair Bolsonaro no poder

Rota do desmatamento em Humaitá, no Amazonas

Rota do desmatamento em Humaitá, no Amazonas Michael Dantas/AFP

A cada cinco segundos no ano passado, o planeta perdeu uma área de floresta tropical virgem equivalente a um campo de futebol, e cerca de 43% desta destruição foi registrada apenas no Brasil — resultado da catastrófica política ambiental do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os prejuízos nas matas brasileiras e bolivianas juntas representam mais da metade do total, segundo um estudo publicado nesta terça-feira, que chama atenção para a situação na Bacia Amazônica.

De acordo com o levantamento realizado pelo World Resources Institute, uma organização de pesquisa, o mundo perdeu 41 mil km² de florestas tropicais primárias no ano passado, o equivalente a uma Suíça ou uma Holanda inteira. O aumento entre 2021 e 2022 foi de 9,7%, transformando o ano passado no quarto pior das últimas duas décadas. No caso brasileiro, o incremento foi ainda maior, chegando a 15%.

PUBLICIDADE