Conheça acreana de Xapuri que já cantou com Bethânia e tem música com Luiz Gonzaga

Nazaré Pereira completa 45 anos de carreira em 2023 e coleciona sucessos na Europa

Nascida em 1939 na terra de Chico Mendes, em Xapuri, a cantora acreana Nazaré Pereira virou destaque nacional e foi personagem principal do episódio da  no último dia 07 de junho, do programa Som Brasilis, da Rádio Senado.

Nazaré completa 45 anos de carreira em 2023/Foto: Laís Feitosa

O programa contou a história da carreira da cantora, desde a infância, quando perdeu o pai, seringueiro, aos quatro anos de idade e aos sete, mudou-se com a mãe e o padastro para Belém do Pará.

Ainda nos anos 70, Nazaré ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para Nanci, na França. Após um tempo, a então atriz e diretora teatral foi para Paris, para fazer pós-graduação na Universidade de Sorbonne.

A música entrou na vida da acreana em 1978, quando mostrou a um dona de uma gravadora francesa, uma versão da música Cheiro de Carolina, de Luiz Gonzaga.

Foi com o rei do baião, inclusive, que Nazaré compôs junto a música Acre Doce. Os dois tiveram um relação muito próxima quando os dois moraram na Europa.

Nazaré ao lado de Luiz Gonzaga, na França, em 1982/ Foto: Reprodução

Na carreira como atriz, Nazaré chegou ainda a fazer uma novela, na extinta TV Tupi.

Completando 45 anos de carreira em 2023, a acreana já lançou 22 álbuns. Atualmente, Nazaré mora em Paris. A acreana já cantou com nomes importantes da música popular brasileira, como Maria Bethânia, Chico Cézar, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Dominguinhos, Paulinho da Viola e Geraldo Azevedo, com quem fez turnê na Europa.

A Rádio Senado encerra o programa ao som de Xapuri do Amazonas, maior sucesso de Nazaré, composta pela a acreana para homenagear sua mãe.

PUBLICIDADE