A Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, situada na Cidade do Povo, compõe a lista dos centros de ensino profissionalizante geridos pelo governo do estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica – IEPTEC/Dom Moacyr.
A partir do trabalho desenvolvido pela escola, são formados alunos nos cursos técnicos em panificação, confeitaria, hospedagem, gastronomia, além de cursos de qualificação profissional, abertos para toda a comunidade da Cidade do Povo acima de dezesseis anos.
Neste mês de junho, a escola participou do encontro promovido pelo governo do estado com líderes religiosos, e ofereceu um jantar aos convidados, preparado pelos próprios alunos, sob o comando da chef de cozinha Rafysa Assem, professora do instituto.
“Foi extremamente significativo, para mim e principalmente para os alunos, pois foi algo atípico, já que eles ainda não têm esse hábito de atender a eventos. Cumpriram com excelência a missão que foi passada e agradeço ao nosso presidente por propiciar nossa participação”, disse Rafysa.
Preocupada com gerar oportunidades para famílias carentes residentes na Cidade do Povo, a Escola de Gastronomia tem se destacado como uma porta de entrada para a carreira profissional, abrindo um leque de possibilidades para se desenvolverem nas áreas dos cursos oferecidos. E, nesse contexto, oportunizar aos alunos a participação em eventos lhes permitirá maior segurança e experiência para, futuramente, atuarem como empreendedores e profissionais da área.
“Para nós é motivo de muita satisfação colocar a estrutura da Escola de Gastronomia e Hospitalidade, bem como de todos os nossos centros e núcleos, à disposição da comunidade e do próprio Estado, permitindo aos nossos alunos colocarem em prática aquilo que aprendem com muito zelo nos cursos que ofertamos”, ressalta o presidente do IEPTEC, Alirio Wanderley. “Esse foi apenas um demonstrativo de que os resultados que alcançamos com a formação dos nossos alunos significam novos profissionais que passarão a ter um meio de obtenção de renda para suas famílias”, finalizou.
Atualmente, a Escola de Gastronomia atende mais de 100 alunos do Programa Novos Caminhos e do Itinerário Formativo V (Novo Ensino Médio). Além dos cursos técnicos, são oferecidos cursos de qualificação profissional de Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem.
– Jackson Viana é Escritor, Poeta, autor de três livros, presidente-fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), Embaixador da Região Norte na Brazil Conference at Harvard & MIT e Embaixador Mapa Educação 2023.