Febraban Tech 2023: Sicredi aborda tendências em inovação e tecnologia

Instituição financeira compartilha novidades sobre tokenização e como se conectam ao projeto piloto do Real Digital, uso de dados no agro e educação financeira

Tendências de tokenização na economia digital, evolução tecnológica do agronegócio, ações de educação financeira e solução de organizador financeiro para empresas serão as novidades apresentadas pelo Sicredi no Febraban Tech 2023, entre 27 e 29 de junho, em São Paulo. Durante o evento, a instituição financeira cooperativa irá compartilhar as iniciativas em inovação e tecnologia por meio de sua participação em painéis e apresentações. 

“É o interesse genuíno pela prosperidade do nosso associado que nos leva a inovar cada vez mais. Isso que nos motiva, nos inspira e nos leva a contribuir de forma significativa nas comunidades onde estamos presentes”, enfatiza Odair Dalagasperina, diretor executivo de produtos e negócios do Sicredi. 

Foto: Reprodução

A consultora digital do Sicredi, Solange Parisoto, participará do painel “Economia tokenizada já é realidade?”, que abordará regulação, vantagens, riscos e tendências da tokenização na economia digital, tema relacionado ao projeto do Real Digital. “Junto aos demais sistema cooperativos, formamos um consórcio e somos pioneiros na intercooperação do Real Digital. Estamos dedicados a essa iniciativa e apresentaremos esforços que vão além do que é exigido no escopo regulatório”, revela Solange. 

Para chegar na proposta que possibilitou estar entre as instituições que realizam testes no ambiente do Real Digital, o Sicredi contou com a parceria com a Avanade, líder em soluções inovadoras em tecnologia e negócios. “Fomos convidados pelo Sicredi, para juntar-nos a uma jornada já iniciada há algum tempo, de pesquisa e experimentação. Iniciamos com capacitação e novos modelos de negócio e em menos de dois meses o Sicredi já estava entre os principais atores nacionais do Sistema Financeiro Nacional”, destaca Courtnay Guimarães Jr., diretor de estratégia de negócios digitais da Avanade Brasil e colaborador voluntário do projeto Real Digital, junto ao Banco Central.

Já Keyla Copes, gerente de Responsabilidade Social da Fundação Sicredi, estará no painel “Estratégias adotadas pelas instituições financeiras na promoção de ações de educação financeira”. Na apresentação, Keyla levará o case do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, principal iniciativa da instituição no fomento da educação financeira e que, em 2022, promoveu mais de 10 mil ações que, incluindo a Semana Nacional de Educação Financeira, impactaram mais de 20 milhões de pessoas em diferentes regiões do no país.

 A temática “O campo dos dados: a evolução tecnológica do Agronegócio” será abordada no evento por Luis Veit, superintendente de Agronegócio do Sicredi. O executivo vai falar sobre como a inteligência de dados pode mudar o cenário econômico para o agronegócio. Também será discutido como a tecnologia pode trazer mais produtividade, com menos custo, possibilitando o avanço de práticas sustentáveis na área. 

O Sicredi também vai levar ao evento cases sobre infraestrutura de TI e soluções para análise de risco de crédito. A instituição apresentará o projeto de desenvolvimento de uma solução organizador financeiro para empresas (BFM), desenvolvido com tecnologia da Celero, fintech parceira da Visa, que possibilita gestão de fluxo de caixa completo, com controle do dinheiro, previsibilidade de entrada e saída de recursos, entre outras funcionalidades.

O Febraban Tech é o maior evento brasileiro de tecnologia e inovação do setor financeiro. Para saber mais, basta acessar https://febrabantech.febraban.org.br/home

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2,5mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 

PUBLICIDADE