ContilNet Notícias

Friale diz que Acre pode ter sensação térmica próxima de zero; veja previsões

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

O mês de junho é conhecido no Acre pela queda nas temperaturas, principalmente por ser o mês do início do inverno em todo o hemisfério sul da Terra, por isso os dias serão mais curtos e a noite mais longa.

Davi Friale. Foto: Montagem/ContilNet

Ainda de acordo com a publicação, as temperaturas também caem em junho, sendo que a média das mínimas oscila entre 16 e 19ºC e as máximas variam entre 28 e 31ºC, em Rio Branco.

“Junho é o mês do início das fortes incursões de ar frio polar, quando as mínimas podem atingir marcas inferiores a 9ºC e sensação próxima de zero devido aos ventos intensos, que sopram ininterruptamente da direção sudeste, provocando o fenômeno da friagem”, disse.

A menor temperatura registrada em Rio Branco, até o momento, no mês de junho, foi 7,8ºC. As chuvas mais intensas registradas num único dia, em junho, acumularam 57,4mm, em Rio Branco, no ano de 1993, no dia 25, e 92,2mm, em Cruzeiro do Sul, no ano de 1989, no dia 30.

Tendência do tempo para junho de 2023

O meteorologista disse ainda que conforme as análises das condições atmosféricas e oceânicas atuais, o mês de junho terá chuvas acima da média e com acumulados superiores a 20% da jornal climatológica.

“Quanto às temperaturas, deverão ficar abaixo da média, pois deverão ocorrer fortes incursões de ar polar neste mês. Pelo menos uma massa de ar polar poderá derrubar a temperatura para menos de 16ºC, logo na primeira quinzena, deixando, na sequência, os dias muito secos e ensolarados”, finalizou.

Sair da versão mobile