ContilNet Notícias

Governo já tem data para entregar primeira parte do Museu dos Povos Acreanos

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Nesta quinta-feira (15), o Estado do Acre celebra 61 anos de emancipação política e preparou uma solenidade para comemorar o aniversário. Em alusão à essa data, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) entrega nesta sexta-feira (16), três prédios públicos de cultura em Rio Branco, que foram revitalizados.

SAIBA MAIS: No aniversário de 61 anos do Acre, Governo entrega três espaços culturais

Museu dos Povos Acreanos/Foto: Reprodução

Presente na solenidade, o presidente da FEM, Minoru Kinpara relembrou a importância desse complexo cultural. “Esse prédio simboliza a luta do povo acreano por emancipação, é um prédio histórico e espaços maravilhosos. O próprio Theatro Hélio Melo é um um espaço que nós temos apresentações culturais, artísticas, enfim. Então, nós estamos devolvendo para a população, fizemos um processo de revitalização porque recebemos do nosso governador Gladson Cameli essa missão de cuidar dos espaços, uma missão desafiadora e nós estamos fazendo isso com muito carinho. Fazer isso é um respeito a nossa história, é um respeito com a nossa identidade e respeito com a nossa população”, disse ao ContilNet.

Além disso, Minoru também falou sobre o novo museu do Acre, o Museu dos Povos Acreanos – A Amazônia Está Aqui, que ficará no prédio do antigo Colégio Meta, no Centro de Rio Branco. Segundo o presidente da FEM, a previsão de entrega parcial do museu é em 6 de agosto.

“Está previsto essa data, que é um momento histórico, a gente entregar uma parte significativa do museu. Estamos trabalhando com muita força e dedicação para que ocorra no dia 6 de agosto”, disse.

O prédio foi construído em 1960/Foto: Ascom

O presidente explicou que a obra está concluída, mas a FEM prepara ainda os espaços para visitação. “O museu tem todo um conceito e nós estamos montando dentro desse conceito, mas em agosto a gente entrega uma parte, acredito que 50% do museu já arrumado, e até novembro a gente entrega completamente esse museu para colocar à disposição da nossa população do Acre. Eu diria até da população do Brasil e do mundo”, finalizou.

Construído na década de 1960, o prédio histórico sediou o colégio dos Padres, antes de ser o Colégio Meta. A revitalização está em fase de conclusão, sendo investidos mais de R$ 14 milhões em recursos próprios e do Banco Mundial.

Sair da versão mobile