Governo Lula sanciona lei que dá novo nome a ponte na BR-364, no Acre

O projeto de lei é de autoria do ex-deputado federal Jesus Sérgio (PDT/AC)

O presidente em exercício, Geraldo Alckmim, sancionou na edição do Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (21), a Lei 14.604, que denomina “Ponte Joaquim Machado de Souza” a ponte sobre o rio Envira na rodovia BR-364, no município de Feijó, interior no Acre.

Ponte sobre o rio Envira, em Feijó/Reprodução

O projeto de lei é de autoria do ex-deputado federal Jesus Sérgio (PDT/AC), protocolada em 2019. No Senado Federal, a lei foi relatada pelo senador Sérgio Petecão (PSD/AC).

Quem é Joaquim Machado de Souza

Falecido pouco tempo antes do projeto de lei, aos 84 anos, Joaquim é reconhecido pela sociedade acreana como um verdadeiro desbravador da região de Feijó e Tarauacá/Envira, dada sua importância para aquela região do Acre.

No texto do PL, o deputado que propôs o projeto disse que Joaquim foi um “dos empreendedores de maior sucesso do Estado, Joaquim Machado de Souza foi comerciante e pecuarista, tendo atuado também nos segmentos de cerâmica, terraplanagem e construção civil. Cidadão exemplar, sempre contou com o respeito e admiração da população de Feijó, onde desde 1970 implantou o comércio e seguiu atuando até o dia de sua morte. Reconhecendo a importância da BR-364 para o desenvolvimento da região de Tarauacá/Envira, integrando todo o Estado do Acre, Joaquim Machado trabalhou na rodovia no trecho entre Tarauacá e Feijó, arrancando árvores pela raiz a machado para dar um mínimo de trafegabilidade para a única estrada entre os dois municípios. Mesmo com uma idade que alguns já consideravam avançada, ele seguiu no comando de todos os negócios, tanto no Acre como no Amazonas, onde mantinha investimentos no município de Envira”.

PUBLICIDADE