Dados da Guarda Costeira dos Estados Unidos (EUA) mostram que restam 40h para resgatar os tripulantes do veículo submersível que sumiu no oceano durante expedição turística à carcaça do Titanic.
“Não faríamos tudo isso se não tivesse expectativa de encontrá-los”, afirmou o capitão e porta-voz da Guarda Costeira dos EUA, Jason Frederick.
Ele acrescentou que, inicialmente, o submarino tinha 96h de oxigênio disponíveis. No momento, a Guarda Costeira norte-americana estima que restam cerca de 40 horas.
Segundo o porta-voz, a estimativa é baseada no primeiro relatório que informou o total de 96h disponíveis de oxigênio no submarino. Mesmo com poucas horas, Frederick disse que “os esforços de buscas continuam”.
Banheiro improvisado, controle de videogame; veja interior de submersível
As buscas ocorrem desde domingo (18/6) em uma área de 26 mil km² da costa do Canadá e dos EUA. A operação de busca e resgate mobilizou equipes das Guardas Costeiras canadense e norte-americana, a Marinha dos EUA e a Guarda Nacional.
“Estamos trabalhando para trazer ainda mais ajuda”, declarou Frederick. “Nós faremos tudo o que pudermos para tentar resgatá-los”, completou.
O porta-voz informou que as ações após a localização do veículo submersível serão definidas pelos especialistas e pelo controle unificado da missão.
No momento, aviões e navios auxiliam nas buscas do submarino desaparecido. O porta-voz da Guarda Costeira dos EUA afirmou que agora “o foco é no resgate” dos tripulantes.
As buscas ocorrem pela superfície e embaixo d’água; no entanto, Frederick afirmou que essas operações táticas não trouxeram resultados.