Foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), a portaria assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a nomeação do professor e ex-prefeito do município de Marechal Taumaturgo, Isaac Piyãko, para o cargo de Coordenador Geral do Distrito Sanitário Especial Indígena – Alto Rio Juruá/Acre, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
A indicação é do senador Sérgio Petecão que fez um reconhecimento à escolha. “Os povos indígenas precisam ocupar esses espaços de poder e de tomada de decisões. Não vejo nada mais justo e simbólico de que o representante deste órgão seja alguém da própria comunidade, que saberá como poucos, conduzir as ações voltadas à saúde e ao saneamento, de maneira participativa e diferenciada, respeitando as especificidades epidemiológicas e socioculturais desses povos”, destacou o senador.
Isaac Piyãko, de etnia Ashaninka, da comunidade do Rio Amônia, tem 51 anos de idade, é licenciado em Educação Escolar Indígena, com Habilitação em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Ex-prefeito de Marechal Taumaturgo, foi reeleito nas eleições municipais de 2020, mas renunciou ao cargo para concorrer a um mandado de deputado estadual à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em 2022, e não elegeu-se.